Pular para o conteúdo principal

Projeto “Povos do Cerrado: Mapeamento de Comunidades Tradicionais”

 

O  Cerrado  tem  uma  riquíssima  sociobiodiversidade,  são  inúmeras  comunidades tradicionais,  indígenas,  quilombolas,  agroextrativistas  e  tantas  outras  formas de conviver com  o  Cerrado de pé. Essas comunidades devem ser valorizadas para que a sociedade como  um  todo  tenha  dimensão  da  contribuição  delas  para  nossa,  cultura,  conservação ambiental e economia.

No entanto, o Cerrado tem uma intensa ocupação agropecuária, em especial para exportação de commodities, o que torna imprescindível o fortalecimento e visibilidade das comunidades,  a  fim  de  se  evitar  conflitos.  Por  isso  nós  do  projeto  “Povos  do  Cerrado: Mapeamento    de    Comunidades    Tradicionais”    temos    como    objetivo    identificar    as comunidades,  em  especial  aquelas  que  possam  estar  em  ambientes  mais  propensos  a conflitos.

Para  tanto  fazemos  levantamento  bibliográfico  para  identificar  comunidades  e contatamos  comunidades  a  fim  de  verificar  se  elas  têm  interesse  em  se  cadastrar  no aplicativo Tô no Mapa, e na Plataforma de Territórios Tradicionais do Conselho Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT), criada em parceria com o Ministério Público Federal (MPF). Dessa forma, a comunidade terá um registro seguro de sua presença e com isso um elemento a mais para ratificar sua presença e seu território.

Entendemos que este projeto se configure como um passo para o fortalecimento das comunidades que desejem se cadastrar e também que é indispensável cuidados durante o cadastro e no armazenamento dessas informações. Por isso há uma política de segurança dos dados que pode ser acessada neste  link.

O  projeto  "Povos  do  Cerrado"  trabalha  em  diálogo  constante  com  iniciativas  de instituições como ISPN, IPAM e Rede Cerrado.

Caso    tenha    interesse    ou    queira    tirar    dúvidas    mande    um    email    para

 gabriela@cerrados.org  ou acesse nosso suporte pelo whatsapp (61) 96096060.

 

Desejamos que esteja bem e com saúde. Atenciosamente,

Equipe Instituto Cerrados.

Pré-cadastro

Realizando o pré-cadastro no projeto, as lideranças de comunidades tradicionais contribuem com informações para o mapeamento e visibilização de suas comunidades. O projeto é uma iniciativa do Instituto Cerrados e atua frente a comunidades que desejam ser fortalecidas. Trabalhamos em diálogo constante com o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN) e Rede Cerrado, por meio do apoio ao cadastramento das comunidades tradicionais do Cerrado no aplicativo “Tô no Mapa” e sua interface com a Plataforma de Territórios Tradicionais, uma iniciativa do Conselho Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT) e do Ministério Público Federal (MPF).
Após a realização do pré-cadastro, a comunidade recebe o Guia Geral de Formalização de Territórios Tradicionais, documento inédito que reúne, em um único material, diversas informações para a busca de direitos sociais, culturais, ambientais e territoriais das comunidades tradicionais.

O Guia foi elaborado pelo Instituto Cerrados em consulta ao MPF, ISPN e Rede Cerrado. O documento está em constante atualização e foi construído a partir de informações disponíveis na internet e  consultas ao Ministério Público Federal (MPF), Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MDH), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Fundação Nacional do Índio (Funai) e à Fundação Cultural Palmares (FCP).

Faça o pré-cadastro da comunidade aqui




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homenagem ao Professor

  Hoje, homenageamos aquele que incansavelmente dá o melhor de si para podermos aprender.  Nosso professor nos impulsiona todo dia a subir mais um degrau na busca pelo conhecimento. Ele sempre está pronto para nos ouvir, tirar dúvidas e ajudar no que for preciso.  Obrigado, professor! Não só pelo conhecimento que nos transmitiu, mas também pelo ser humano inspirador que você é. HOMENAGEM DO JORNAL PORTAL DE ITACARAMBI VAILTON FERREIRA-JORNALISTA

Berg Lima, ex-cantor da Banda Calcinha Preta, esteve nesta terça-feira(27), em Itacarambi pela segunda vez na IMPD.

                             BERG LIMA EM ITACARAMBI O Cantor gospel, Berg Lima, ex- vocalista da Banda Calcinha Preta, esteve cantando na IMPD-Igreja Mundial do  Poder de Deus de Itacarambi, a pedido do Pastor Rômulo Almeida. Berg Lima veio pela segunda vez, a primeira vez foi no ano passado e agora retornou fazendo uma turnê no Norte de Minas. A penúltima cidade a cantar foi na cidade de Januária, na segunda-feira(26). Nesta terça-feira, além de cantar, ele pregou a palavra trazendo muitas bençãos através de Jesus para mais de 500 fieis. A Igreja estava cheia, veio  gente de vários lugares, principalmente da Comunidade de Rancharia, município de São João das Missões. O pastor Rômulo, fez o culto, celebrando a NOITE DE ABRAÃO, profetizando nas vidas de cada fieis as bênçãos que Deus ofereceu para abraão como as estrelas do Céu. Quem é o Berg Lima? Logo depois de ser apontado pela revista...

CARLITO SE FORMA EM DIREITO, UM MOTIVO DE ORGULHO PARA NOSSA CIDADE DE ITACARAMBI

  Carlito Pereira da Costa, um advogado recém-formado, é motivo de orgulho para a cidade de Itacarambi. Após cinco anos de muito esforço e dedicação, ele finalmente concluiu a faculdade de Direito na Funorte. Sua jornada não foi fácil, pois todos os dias ele precisava viajar para Januária para assistir às aulas. Com 58 anos de idade, Carlito é um exemplo inspirador de determinação e perseverança. Ele mostrou que nunca é tarde para buscar conhecimento e alcançar seus objetivos. Mesmo com uma idade mais avançada, ele decidiu ingressar na faculdade de Direito e se dedicou intensamente aos estudos Ao concluir sua formação, Carlito sente-se recompensado por todo o esforço e sacrifício que fez ao longo dos anos. No entanto, ele não pretende parar por aí. Ele afirmou que continuará estudando, buscando sempre expandir seus conhecimentos e se manter atualizado na área jurídica. Carlito deixou um recado importante para as pessoas: nunca parem de estudar. Ele ressalta que não existe limite d...