Pular para o conteúdo principal

Covid-19: Mais de 20 pacientes internados em Montes Claros morreram nas últimas 24 horas, diz secretária de Saúde

 

Montes Claros registrou o maior número de óbitos por Covid-19 em 24 horas, segundo a secretária de saúde. Dulce Pimenta informou ainda que mais de 20 pessoas morreram por causa da doença de segunda-feira (1) para esta terça (2). Desses pacientes, nove são da cidade.

“No boletim de hoje, nós fechamos com nove óbitos confirmados e três suspeitos [em Montes Claros]. E um número muito maior de óbitos de pacientes que estavam internados de outras regiões, chegamos a mais de 20 óbitos, entre os de Montes Claros e os da região.”

Em entrevista ao MG1, a secretária destacou que as mortes são contabilizadas nos boletins epidemiológicos dos municípios de origem dos pacientes. O balanço de casos e óbitos de Montes Claros é fechado ao meio dia e divulgado no período da tarde. Veja o vídeo da entrevista abaixo

“Não sabemos se esse é o pior momento que vamos passar na segunda onda, mas sabemos que é o pior momento que já chegamos até aqui. Do início dessa pandemia, de março para hoje, estamos no pior momento e isso ainda pode se agravar.”

Até então, o maior número de mortes tinha sido registrado em 25 de fevereiro, conforme o G1 noticiou. Na ocasião, 12 pessoas faleceram por causa da Covid-19, nove de Montes Claros.

Montes Claros registra o maior número de mortes por Covid em 24 horas, diz secretária de Saúde

Mudança no perfil de casos e óbitos

A secretária de Saúde alertou sobre o aumento de casos e mortes em pessoas mais jovens.

“Hoje, a Covid é grave não para os vulneráveis e não é grave para a população acima de 60 anos. A Covid, hoje, está agravando para os jovens, para as pessoas de 20, de 30 anos.”

Dulce Pimenta completou dizendo que as estatísticas mostram que a maior incidência da doença está na faixa etária de 20 a 59 anos. Atualmente, metade dos pacientes internados se enquadra nesse intervalo de idade.

“Até dezembro, Montes Claros, assim como o país, tinha o maior número de óbitos na faixa etária acima de 60 anos, eram pessoas que tinham comorbidades e era uma faixa etária que tínhamos até então o menor número de casos, 14%, mas que tinha o maior número de óbitos. O perfil do paciente que agrava para Covid mudou no Brasil e mudou aqui também. A faixa etária de maior incidência, de maior número de casos, é de 20 a 59 anos. Hoje, o número de pacientes que agravaram e que estão evoluindo para óbito [nessa faixa] é muito maior.”

Pacientes aguardam leitos

A secretária destacou ainda que a capacidade assistencial de Montes Claros, que é referência em leitos para outros 95 municípios, está no limite. Alguns dos hospitais, como a Santa Casa, o Dilson Godinho e o Hospital Universitário, foram emitidas notas com a suspensão de atendimento dos casos suspeitos e confirmados de coronavírus.

“Os hospitais já chegaram em seus limites de capacidade, nós temos pacientes aguardando em pronto-socorro, aguardando a liberação de leitos Covid para que possam ser internados. São pacientes que estão com estado de gravidade e necessitando de uma assistência hospitalar de internação para que possam ter melhor evolução.”

Por causa dessa situação, atualmente, Montes Claros não está recebendo pacientes de outras localidades. A Secretaria Municipal de Saúde pediu ao Governo de MG autorização para fazer o aumento do número de leitos de UTI. O estado submeteu o pedido ao Ministério da Saúde.

“Ano passado dobramos número de leitos de UTI, tínhamos 75. Para enfrentarmos a pandemia, aumentamos mais 76 leitos de UTI que são exclusivos Covid. Só que nós também temos um limite da nossa capacidade de recursos humanos, nós temos profissionais que já estão fazendo já não é mais jornada dupla, é jornada tripla, saem de um plantão de UTI Covid em um hospital e assumem um plantão de outro hospital, esses profissionais estão chagando no limite”, ressaltou.

fonte G1 Grande minas

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homenagem ao Professor

  Hoje, homenageamos aquele que incansavelmente dá o melhor de si para podermos aprender.  Nosso professor nos impulsiona todo dia a subir mais um degrau na busca pelo conhecimento. Ele sempre está pronto para nos ouvir, tirar dúvidas e ajudar no que for preciso.  Obrigado, professor! Não só pelo conhecimento que nos transmitiu, mas também pelo ser humano inspirador que você é. HOMENAGEM DO JORNAL PORTAL DE ITACARAMBI VAILTON FERREIRA-JORNALISTA

Berg Lima, ex-cantor da Banda Calcinha Preta, esteve nesta terça-feira(27), em Itacarambi pela segunda vez na IMPD.

                             BERG LIMA EM ITACARAMBI O Cantor gospel, Berg Lima, ex- vocalista da Banda Calcinha Preta, esteve cantando na IMPD-Igreja Mundial do  Poder de Deus de Itacarambi, a pedido do Pastor Rômulo Almeida. Berg Lima veio pela segunda vez, a primeira vez foi no ano passado e agora retornou fazendo uma turnê no Norte de Minas. A penúltima cidade a cantar foi na cidade de Januária, na segunda-feira(26). Nesta terça-feira, além de cantar, ele pregou a palavra trazendo muitas bençãos através de Jesus para mais de 500 fieis. A Igreja estava cheia, veio  gente de vários lugares, principalmente da Comunidade de Rancharia, município de São João das Missões. O pastor Rômulo, fez o culto, celebrando a NOITE DE ABRAÃO, profetizando nas vidas de cada fieis as bênçãos que Deus ofereceu para abraão como as estrelas do Céu. Quem é o Berg Lima? Logo depois de ser apontado pela revista...

CARLITO SE FORMA EM DIREITO, UM MOTIVO DE ORGULHO PARA NOSSA CIDADE DE ITACARAMBI

  Carlito Pereira da Costa, um advogado recém-formado, é motivo de orgulho para a cidade de Itacarambi. Após cinco anos de muito esforço e dedicação, ele finalmente concluiu a faculdade de Direito na Funorte. Sua jornada não foi fácil, pois todos os dias ele precisava viajar para Januária para assistir às aulas. Com 58 anos de idade, Carlito é um exemplo inspirador de determinação e perseverança. Ele mostrou que nunca é tarde para buscar conhecimento e alcançar seus objetivos. Mesmo com uma idade mais avançada, ele decidiu ingressar na faculdade de Direito e se dedicou intensamente aos estudos Ao concluir sua formação, Carlito sente-se recompensado por todo o esforço e sacrifício que fez ao longo dos anos. No entanto, ele não pretende parar por aí. Ele afirmou que continuará estudando, buscando sempre expandir seus conhecimentos e se manter atualizado na área jurídica. Carlito deixou um recado importante para as pessoas: nunca parem de estudar. Ele ressalta que não existe limite d...