Pular para o conteúdo principal

Coronavírus: Mais três profissionais da saúde de Brasília de Minas testam positivo e o prefeito está com sintomas


A Prefeitura de Brasília de Minas confirmou que mais três profissionais de saúde residentes no município testaram positivo para Covid-19. Os resultados foram divulgados na noite dessa quarta-feira (29) e os pacientes estão em isolamento domiciliar e o estado de saúde é estável.
Na última segunda-feira (27), a Prefeitura já havia confirmado que quatro profissionais de saúde estavam infectados. Dois são de Brasília de Minas e os outros são de Montes Claros, mas trabalham na cidade. Eles tiveram contato com paciente da hemodiálise e estão em isolamento domiciliar.
De acordo com a vigilância epidemiológica, o prefeito da cidade, Geélison Ferreira da Silva (PMDB) também apresentou sintomas da doença há três dias. Ele está em isolamento domiciliar e foi coletada amostra para exame.
O município notificou 87 casos, 15 foram descartados após exames e 14 foram confirmados, incluindo pacientes de outros municípios.
Confira os casos anteriores
O município está com outros sete casos positivos de moradores de outras cidades. Quatro são pacientes da hemodiálise de São Francisco, Icaraí de Minas e São Romão. Três idosos, que morreram no Hospital Municipal Senhora Santana, também testaram positivo para Covid-19.
A primeira morte foi no dia 16 de abril de uma idosa de Varzelândia. A paciente de 75 anos fazia tratamento oncológico em São Paulo e a família acredita que ela foi infectada na viagem de retorno.
Seis dias depois, um idoso, também de 75 anos, faleceu após dar entrada no hospital com insuficiência respiratória. Ele era de São Francisco e tinha hipertensão e diabetes.
A última morte confirmada foi de um idoso, de 74 anos, morador de São Romão. Ele apresentou sintomas gripais e faleceu na sexta-feira (24) após ficar quatro dias internado. De acordo com a diretoria do hospital de Brasília de Minas, a esposa desse idoso faz hemodiálise na cidade.
O município aguarda o resultado do exame de um paciente, de 85 anos, que fazia hemodiálise e morreu no dia 22 de abril. Ele é de Ubaí e não apresentou sintomas da doença.
Medidas
O serviço de hemodiálise é terceirizado e a Prefeitura informou que o comitê de enfrentamento à Covid-19 solicitou que a empresa envie os protocolos de segurança adotados durante o atendimento dos pacientes e providencie testes para funcionários e pacientes sintomáticos.
Procurado pelo G1, o nefrologista e diretor da Unidade, Sérgio Ferreira, disse que a Prefeitura foi comunicada sobre as medidas desde o dia 24 de março, antes de terem casos confirmados. Ele ressaltou ainda que a empresa vai responder a notificação feita pelo município na tarde desta segunda-feira (27) com envio dos protocolos de segurança que já tinham sido adotados e com as novas medidas.
“Em relação aos testes, eles devem ser feitos pelos gestores municipais. Os pacientes são oriundos de mais de 20 municípios da região”. O médico esclareceu que o primeiro caso confirmado na cidade foi da idosa de Varzelândia e ela não tinha relação com a hemodiálise.
Em entrevista ao G1 no dia 21 de abril, o nefrologista já tinha informado que a transmissão não ocorreu por meio de equipamentos, mas por contato pessoal.
“Os pacientes estão sendo submetidos a hemodiálise em salas separadas, sob cuidados de isolamento e com uso de proteção individual recomendados”.
Por G1 Grande Minas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homenagem ao Professor

  Hoje, homenageamos aquele que incansavelmente dá o melhor de si para podermos aprender.  Nosso professor nos impulsiona todo dia a subir mais um degrau na busca pelo conhecimento. Ele sempre está pronto para nos ouvir, tirar dúvidas e ajudar no que for preciso.  Obrigado, professor! Não só pelo conhecimento que nos transmitiu, mas também pelo ser humano inspirador que você é. HOMENAGEM DO JORNAL PORTAL DE ITACARAMBI VAILTON FERREIRA-JORNALISTA

Berg Lima, ex-cantor da Banda Calcinha Preta, esteve nesta terça-feira(27), em Itacarambi pela segunda vez na IMPD.

                             BERG LIMA EM ITACARAMBI O Cantor gospel, Berg Lima, ex- vocalista da Banda Calcinha Preta, esteve cantando na IMPD-Igreja Mundial do  Poder de Deus de Itacarambi, a pedido do Pastor Rômulo Almeida. Berg Lima veio pela segunda vez, a primeira vez foi no ano passado e agora retornou fazendo uma turnê no Norte de Minas. A penúltima cidade a cantar foi na cidade de Januária, na segunda-feira(26). Nesta terça-feira, além de cantar, ele pregou a palavra trazendo muitas bençãos através de Jesus para mais de 500 fieis. A Igreja estava cheia, veio  gente de vários lugares, principalmente da Comunidade de Rancharia, município de São João das Missões. O pastor Rômulo, fez o culto, celebrando a NOITE DE ABRAÃO, profetizando nas vidas de cada fieis as bênçãos que Deus ofereceu para abraão como as estrelas do Céu. Quem é o Berg Lima? Logo depois de ser apontado pela revista...

CARLITO SE FORMA EM DIREITO, UM MOTIVO DE ORGULHO PARA NOSSA CIDADE DE ITACARAMBI

  Carlito Pereira da Costa, um advogado recém-formado, é motivo de orgulho para a cidade de Itacarambi. Após cinco anos de muito esforço e dedicação, ele finalmente concluiu a faculdade de Direito na Funorte. Sua jornada não foi fácil, pois todos os dias ele precisava viajar para Januária para assistir às aulas. Com 58 anos de idade, Carlito é um exemplo inspirador de determinação e perseverança. Ele mostrou que nunca é tarde para buscar conhecimento e alcançar seus objetivos. Mesmo com uma idade mais avançada, ele decidiu ingressar na faculdade de Direito e se dedicou intensamente aos estudos Ao concluir sua formação, Carlito sente-se recompensado por todo o esforço e sacrifício que fez ao longo dos anos. No entanto, ele não pretende parar por aí. Ele afirmou que continuará estudando, buscando sempre expandir seus conhecimentos e se manter atualizado na área jurídica. Carlito deixou um recado importante para as pessoas: nunca parem de estudar. Ele ressalta que não existe limite d...