Pular para o conteúdo principal

Morte de bovinos preocupa autoridades e produtores rurais região de São Francisco-MG


Animais mortos em São Francisco — Foto: Reprodução / Inter TV
Produtores rurais de São Francisco (MG) estão preocupados com a morte de animais na região. Em apenas duas propriedades, 25 já faleceram. Segundo o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), a suspeita é de que as mortes tenham sido causadas pela tripanossomose bovina, uma doença até então sem registros no Norte de Minas Gerais.
O Sindicato dos Produtores Rurais de São Francisco tem relatos de que outros fazendeiros também estão com o mesmo problema, a estimativa é de que pelo menos 80 animais morreram após apresentarem febre, perda de peso, fraqueza muscular e diminuição do leite. A morte ocorre, em média, até seis dias após os primeiros sintomas da doença.
Fiquei sabendo que um vizinho em um raio de 20 quilômetros, tinha tido o mesmo problema e tinha perdido em torno de 18 a 20 rezes, o que me deixou muito preocupado, é algo que não acontecia, veio acontecer neste ano e o prejuízo é enorme”, fala o produtor rural Luiz Rocha Neto
Sobre a doença

Marco Túlio Pelaquim, coordenador regional do IMA, explica que a tripanossomose é causada por um protozoário e pode ser transmitida também por moscas contaminadas. Em outras regiões de MG, há registros de que a doença tenha se propagado por meio do compartilhamento de agulhas entre animais portadores do parasita, que se aloja na corrente sanguínea.
“O produtor sai para buscar bovinos de uma qualidade genética melhor, melhorar nosso rebanho, produtividade e esquece das doenças que são devastadoras e não exigem exames necessários durante a compra, o que é uma forma importante de prevenção”, fala Marco Túlio.
O coordenador regional do IMA explica que há um único medicamento liberado para o tratamento da doença, que vem dos Estados Unidos. A liberação ocorreu em 2016, devido à quantidade de casos registrados em Minas Gerais. Um laboratório brasileiro também está produzindo a medicação.
O IMA e do Sindicato dos Produtores Rurais de São Francisco, promoveram uma reunião, um veterinário alertou sobre os sintomas da doença e falou também sobre a importância de se notificar as autoridades caso sejam registrados casos suspeitos e confirmados da tripanossomose bovina.
G1 GRANDE MINAS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homenagem ao Professor

  Hoje, homenageamos aquele que incansavelmente dá o melhor de si para podermos aprender.  Nosso professor nos impulsiona todo dia a subir mais um degrau na busca pelo conhecimento. Ele sempre está pronto para nos ouvir, tirar dúvidas e ajudar no que for preciso.  Obrigado, professor! Não só pelo conhecimento que nos transmitiu, mas também pelo ser humano inspirador que você é. HOMENAGEM DO JORNAL PORTAL DE ITACARAMBI VAILTON FERREIRA-JORNALISTA

Berg Lima, ex-cantor da Banda Calcinha Preta, esteve nesta terça-feira(27), em Itacarambi pela segunda vez na IMPD.

                             BERG LIMA EM ITACARAMBI O Cantor gospel, Berg Lima, ex- vocalista da Banda Calcinha Preta, esteve cantando na IMPD-Igreja Mundial do  Poder de Deus de Itacarambi, a pedido do Pastor Rômulo Almeida. Berg Lima veio pela segunda vez, a primeira vez foi no ano passado e agora retornou fazendo uma turnê no Norte de Minas. A penúltima cidade a cantar foi na cidade de Januária, na segunda-feira(26). Nesta terça-feira, além de cantar, ele pregou a palavra trazendo muitas bençãos através de Jesus para mais de 500 fieis. A Igreja estava cheia, veio  gente de vários lugares, principalmente da Comunidade de Rancharia, município de São João das Missões. O pastor Rômulo, fez o culto, celebrando a NOITE DE ABRAÃO, profetizando nas vidas de cada fieis as bênçãos que Deus ofereceu para abraão como as estrelas do Céu. Quem é o Berg Lima? Logo depois de ser apontado pela revista...

CARLITO SE FORMA EM DIREITO, UM MOTIVO DE ORGULHO PARA NOSSA CIDADE DE ITACARAMBI

  Carlito Pereira da Costa, um advogado recém-formado, é motivo de orgulho para a cidade de Itacarambi. Após cinco anos de muito esforço e dedicação, ele finalmente concluiu a faculdade de Direito na Funorte. Sua jornada não foi fácil, pois todos os dias ele precisava viajar para Januária para assistir às aulas. Com 58 anos de idade, Carlito é um exemplo inspirador de determinação e perseverança. Ele mostrou que nunca é tarde para buscar conhecimento e alcançar seus objetivos. Mesmo com uma idade mais avançada, ele decidiu ingressar na faculdade de Direito e se dedicou intensamente aos estudos Ao concluir sua formação, Carlito sente-se recompensado por todo o esforço e sacrifício que fez ao longo dos anos. No entanto, ele não pretende parar por aí. Ele afirmou que continuará estudando, buscando sempre expandir seus conhecimentos e se manter atualizado na área jurídica. Carlito deixou um recado importante para as pessoas: nunca parem de estudar. Ele ressalta que não existe limite d...