Pular para o conteúdo principal

Itacarambi cria seu primeiro Conselho Municipal da Juventude 2019.


FOTOS VAILTON FERREIRA
A imagem pode conter: 4 pessoas, incluindo Silvano Seixas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas
 O Conselho Municipal de Políticas para a Juventude é um órgão de caráter consultivo, deliberativo, avaliador e fiscalizador. Seu objetivo é auxiliar na elaboração de políticas públicas que promovam o amplo exercício dos direitos dos jovens, buscar que o poder público garanta, aos jovens, o exercício dos seus direitos, participar da elaboração de programas, projetos e ações voltados para a juventude, entre outros.                         
Visando isto, a atual gestão e preocupando-se com o futuro da juventude na nossa cidade em parceria com a Equipe do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social fomenta e organiza essa ação.
Veja os   diferentes representes que compõe o presente conselho:
 Meio ambiente: Marciana Ferreira;
 Coordenador  eventos, André Silva Lima;
 Diversidade e cultura Calvin;
 Educação Jhemerson Lincoln;
 Pessoal com Deficiência: Tamira Flores;
 Gênero Sexualidade e Identidade Lucas Bertulino;
Liberdade Religiosa: Maria Eduarda;
 Comunidade Tradicional. Silvano seixas;
 Étnico Racial: Milena Fernandes.
Com a sua intuição a juventude sabe que o mundo está cheio de forças; mas não chega a entender qual o papel que a fraqueza, nas suas diversas formas, desempenha no mundo.
Hugo Hofmannsthal
O que é o Conselho Municipal de Juventude - CMJI?
           Quinta, 17 Outubro 2019
           Escrito por ASCOM –Itacarambi.
           Categoria: CMJI
O Conselho Municipal de Juventude de Itacarambi é um conselho consultivo, segmental, permanente e autônomo, não jurisdicional, de representação de pessoas físicas com idade entre 15 e 29 anos em busca da garantia de políticas públicas efetivas para a juventude e do exercício da cidadania.
 1-O CMJ tem como princípios:
I - o respeito à organização autônoma da sociedade civil;
II - o caráter público das discussões, processos e resoluções;
III - o respeito à identidade e à diversidade da juventude;
IV - a pluralidade da participação juvenil, por meio de suas representações;
V - a análise global e integrada das dimensões, estruturas, compromissos, finalidades e resultados das políticas públicas de juventude.
1-1 -O CMJ tem como competências:
I - propor, deliberar diretrizes, avaliar, acompanhar a implementação da Política Municipal de Juventude;
II - acompanhar, avaliar e fiscalizar a qualidade dos serviços prestados a juventude;
III - participar e colaborar na elaboração de planos, conferências e programas municipais ligados a juventude;
IV - solicitar a qualquer órgão da administração pública informações relevantes para o desenvolvimento dos trabalhos;
V - propor estudos e pesquisas relativas à juventude, objetivando subsidiar o planejamento das ações públicas para este segmento no município;
VI - instituir grupos de trabalho e comissões, de caráter temporário, destinados ao estudo e à elaboração de propostas sobre temas específicos;
VII - propor e participar de seminários, cursos, congressos e eventos correlatos para a discussão de temas relativos à juventude e que contribuam para o conhecimento da realidade do jovem na sociedade;
VIII - fiscalizar o cumprimento da legislação que assegure os direitos dos jovens;
IX - estimular a participação da juventude nos diversos canais de participação existentes na cidade;
X - articular-se com outros conselhos setoriais, para ampliar a cooperação mútua e o estabelecimento de estratégias comuns de implementação de políticas públicas de juventude;
XI - solicitar informações aos demais conselhos em matéria que digam respeito ao Conselho Municipal da Juventude;
XII - elaborar, aprovar, revisar quando necessário e fazer cumprir o seu Regimento Interno;
XIII - realizar a cada dois anos a Conferência Municipal da Juventude;
XIV - exercer outras atividades correlatas aos seus objetivos.
2- O Conselho Municipal de Juventude tem como objetivos:
2.1 – Articular com a sociedade civil o dia de mobilização da juventude pela aprovação do projeto de lei que regulariza a criação do Conselho Municipal de Juventude em Itacarambi – “O dia J”.
2.2- Defender e lutar pela efetivação dos direitos humanos e ampliação de outras formas de proteção da juventude.
2.3- Articular e mobilizar a juventude do município no exercício de seus direitos, criação de propostas, projetos e programas municipais a ser executado pela administração pública de forma que garanta os direitos fundamentais da pessoa em desenvolvimento e da juventude.
2.4- Fortalecer a participação juvenil, aqui entendida como inclusão, ocupação e preservação de espaços públicos e comunitários voltados à garantia dos direitos da juventude, conforme estabelece o Estatuto da Juventude.
2.5- Promover palestras, eventos, mobilização social, atividades em defesa da juventude, isoladamente ou em conjunto com outros setores públicos e/ou organizações da sociedade civil ou entidades privadas.
2.7- Defender a inclusão do tema “Juventude: o que é participação política?” no cronograma das escolas públicas estaduais e municipais.
2.8- Coordenar o Sinajuve no âmbito municipal, elaborar o plano municipal de juventude e convocar a conferência municipal de juventude com intervalo máximo de 4 (quatro) anos.
O Regimento Interno que é a (Carta de Princípios e Funcionamento) ficou aprovado mediante Assembleia Geral  na data de 16 de Outubro de 2019.
ESTÃO UNIÃO, TRABALHO E TRANSPARÊNCIA!
Por Ascom da Prefeitura.
A imagem pode conter: noite
A imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo Elindaura Moreira, área interna
A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sentadas
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas e área interna
A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e área interna

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homenagem ao Professor

  Hoje, homenageamos aquele que incansavelmente dá o melhor de si para podermos aprender.  Nosso professor nos impulsiona todo dia a subir mais um degrau na busca pelo conhecimento. Ele sempre está pronto para nos ouvir, tirar dúvidas e ajudar no que for preciso.  Obrigado, professor! Não só pelo conhecimento que nos transmitiu, mas também pelo ser humano inspirador que você é. HOMENAGEM DO JORNAL PORTAL DE ITACARAMBI VAILTON FERREIRA-JORNALISTA

Berg Lima, ex-cantor da Banda Calcinha Preta, esteve nesta terça-feira(27), em Itacarambi pela segunda vez na IMPD.

                             BERG LIMA EM ITACARAMBI O Cantor gospel, Berg Lima, ex- vocalista da Banda Calcinha Preta, esteve cantando na IMPD-Igreja Mundial do  Poder de Deus de Itacarambi, a pedido do Pastor Rômulo Almeida. Berg Lima veio pela segunda vez, a primeira vez foi no ano passado e agora retornou fazendo uma turnê no Norte de Minas. A penúltima cidade a cantar foi na cidade de Januária, na segunda-feira(26). Nesta terça-feira, além de cantar, ele pregou a palavra trazendo muitas bençãos através de Jesus para mais de 500 fieis. A Igreja estava cheia, veio  gente de vários lugares, principalmente da Comunidade de Rancharia, município de São João das Missões. O pastor Rômulo, fez o culto, celebrando a NOITE DE ABRAÃO, profetizando nas vidas de cada fieis as bênçãos que Deus ofereceu para abraão como as estrelas do Céu. Quem é o Berg Lima? Logo depois de ser apontado pela revista...

CARLITO SE FORMA EM DIREITO, UM MOTIVO DE ORGULHO PARA NOSSA CIDADE DE ITACARAMBI

  Carlito Pereira da Costa, um advogado recém-formado, é motivo de orgulho para a cidade de Itacarambi. Após cinco anos de muito esforço e dedicação, ele finalmente concluiu a faculdade de Direito na Funorte. Sua jornada não foi fácil, pois todos os dias ele precisava viajar para Januária para assistir às aulas. Com 58 anos de idade, Carlito é um exemplo inspirador de determinação e perseverança. Ele mostrou que nunca é tarde para buscar conhecimento e alcançar seus objetivos. Mesmo com uma idade mais avançada, ele decidiu ingressar na faculdade de Direito e se dedicou intensamente aos estudos Ao concluir sua formação, Carlito sente-se recompensado por todo o esforço e sacrifício que fez ao longo dos anos. No entanto, ele não pretende parar por aí. Ele afirmou que continuará estudando, buscando sempre expandir seus conhecimentos e se manter atualizado na área jurídica. Carlito deixou um recado importante para as pessoas: nunca parem de estudar. Ele ressalta que não existe limite d...