Pular para o conteúdo principal

"Cavernas do Peruaçu" busca apoio de deputados para receber título de Patrimônio Mundial


Equipe explorou Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, no Norte de Minas — Foto: Marcelo Ferri/TG
O Brasil, em breve, poderá ganhar mais um local com o título de Patrimônio Mundial, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – Unesco. O resultado depende do andamento do processo do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu (MG) na Câmara dos Deputados em Brasília, nesta quarta-feira (21). A Audiência Pública contará com a exibição de uma reportagem do programa Terra da Gente sobre o local.
O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu é uma área de 56 mil hectares, onde já foram descobertos 80 sítios arqueológicos. Com vegetações de Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica, o lugar surpreende pelas imponentes formações rochosas e belíssimas paisagens.
De acordo com o empresário e o coordenador da campanha do Parque, Carlos Leonardo Giunco, para que um local como esse receba o título, entidades governamentais devem apresentar a candidatura. A partir deste ponto, o parque entra em uma lista indicativa e o Governo do país deve elaborar um dossiê para formalizar o processo.
Há mais de 20 anos, o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu está inscrito na Unesco como pré-candidato, mas o dossiê nunca foi oficializado. Em 2015, o Parque recebeu a visita de dois sul-coreanos envolvidos com o estudo de grutas e cavernas naturais e ligados a um dos comitês que analisam a candidatura.
Carlos Leonardo descreve que, apesar de os dois visitantes estarem no Parque apenas a passeio, questionaram aos coordenadores: “como o Brasil ainda não tinha apresentado a candidatura de um sítio com tanto potencial?”.
O estímulo fornecido por essas pessoas que estão envolvidas no processo da Unesco engajou os mineiros nessa conquista. “A partir daí começamos uma força tarefa regional e estadual envolvendo ONGS, prefeituras, instituições e órgãos governamentais”, explica o empresário.
O Terra da Gente foi a primeira equipe televisão a mostrar um sítio arqueológico recém-descoberto no local. O espaço, ainda não estudado, possui pinturas do tamanho real de uma pessoa.
“Para nós, que conhecemos e visitamos o parque, é muito fácil falar do Peruaçu. Entretanto, há pessoas não têm a mínima noção de sua magnitude e beleza cênica. Reproduzir a reportagem na Audiência vai ajudar, sobretudo, os deputados e autoridades a entenderem a dimensão e o potencial do Parque”, explica o empresário.
Ainda de acordo com ele, receber um título como esse aumentaria a visibilidade internacional e, por consequência, geraria maior proteção e conservação no Parque. “Ele está localizado numa região muito carente, o semiárido do norte de Minas Gerais. Com esse título, o Parque passaria a ter mais funcionários, condutores de turismo e principalmente aumento do fluxo de turistas, o que fomentará uma cadeia econômica”, descreve.
A Unesco estabelece uma lista de dez critérios para que um sítio possa se candidatar a Patrimônio Mundial. Destes dez, basta atender a apenas um deles para que o local já esteja apto a se candidatar. O Parque atende a três critérios e ainda pode concorrer na categoria mista. “Natural e cultural, simultaneamente. No mundo, dos 1032 sítios reconhecidos como patrimônio mundial, apenas 33 são mistos”, explica Carlos Leonardo.
A Audiência Pública será realizada nesta quarta-feira (21 de agosto), às 15 horas, pela Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados em Brasília. A partir dessa apresentação para reforçar a necessidade de ações para confecção do dossiê, os coordenadores esperam que, em até um ano e meio, essa documentação seja elaborada para futura apresentação da candidatura do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu perante a Unesco
Viagem às cavernas foi exibida em 2019 pelo TG; Parque busca o título há mais de 20 anos — Foto: Terra da Gente

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homenagem ao Professor

  Hoje, homenageamos aquele que incansavelmente dá o melhor de si para podermos aprender.  Nosso professor nos impulsiona todo dia a subir mais um degrau na busca pelo conhecimento. Ele sempre está pronto para nos ouvir, tirar dúvidas e ajudar no que for preciso.  Obrigado, professor! Não só pelo conhecimento que nos transmitiu, mas também pelo ser humano inspirador que você é. HOMENAGEM DO JORNAL PORTAL DE ITACARAMBI VAILTON FERREIRA-JORNALISTA

Berg Lima, ex-cantor da Banda Calcinha Preta, esteve nesta terça-feira(27), em Itacarambi pela segunda vez na IMPD.

                             BERG LIMA EM ITACARAMBI O Cantor gospel, Berg Lima, ex- vocalista da Banda Calcinha Preta, esteve cantando na IMPD-Igreja Mundial do  Poder de Deus de Itacarambi, a pedido do Pastor Rômulo Almeida. Berg Lima veio pela segunda vez, a primeira vez foi no ano passado e agora retornou fazendo uma turnê no Norte de Minas. A penúltima cidade a cantar foi na cidade de Januária, na segunda-feira(26). Nesta terça-feira, além de cantar, ele pregou a palavra trazendo muitas bençãos através de Jesus para mais de 500 fieis. A Igreja estava cheia, veio  gente de vários lugares, principalmente da Comunidade de Rancharia, município de São João das Missões. O pastor Rômulo, fez o culto, celebrando a NOITE DE ABRAÃO, profetizando nas vidas de cada fieis as bênçãos que Deus ofereceu para abraão como as estrelas do Céu. Quem é o Berg Lima? Logo depois de ser apontado pela revista...

FELIZ 2024