Pular para o conteúdo principal

Lapa do Caboclo, Itacarambi, Minas Gerais

No Parque Nacional das Cavernas do Peruaçu, existe uma quantidade grande de grutas e cavernas, a maior parte ainda não foi mapeada. Portanto, não está aberta para visitação. Mas, dentre as possíveis, fomos visitar algumas e, entre elas, está a Lapa do Caboclo.
Como todas as demais, o acesso a esta gruta é por uma trilha, boa, mas cansativa. A vantagem é que o cenário por ela é lindo, muitos pássaros, pequenos animais e flores, que deixam a caminhada mais divertida. Nela também estão várias pinturas rupestres, mas com diferenciais em relação às demais.
Primeiro, existe uma profusão de cores. Pinturas em amarelo, vermelho, branco e preto se espalham por um largo e alto paredão. Podemos ver, além de desenhos, aparentemente sem nenhum sentido para nós, como linhas tracejadas, listras decoradas, formas semigeométricas e muitos animais. Macacos, garça, morcegos, cobras, enfim, aparentemente o que eles viam desenhavam.
Mas, por que se chama Lapa do Caboclo? Neste local é onde primeiro se descobriu pintura de forma humana, ou, melhor dizendo, algo parecido como uma forma humana. O corpo tem, sim, o formato de um corpo humano, mas a cabeça aparenta estar com um chapéu ou algum ornamento de três pontas. É incrível. Podemos imaginar uma variedade de opções para aquele adorno na cabeça. Desde a representação de um xamã, ou pajé, até algo totalmente estranho à cultura local, como um E.T. (Extra Terrestre), por exemplo. Sim, por mais estranho que possa parece, em alguns locais pelo mundo pesquisadores encontraram desenhos semelhantes a E.Ts, por que não aqui?
A Lapa do Caboclo é um complexo bem grande, com área ainda a ser mapeada, mas o que já está disponível vale a visita. Além deste grande paredão de pinturas rupestres, através de uma bem montada passarela, você acessa parte do interior da gruta. Muito bonita.
As estalactites e estalagmites estão também presentes, em menor tamanho e em menor quantidade. O interior dela lembra um pouco o solo lunar. Uma camada bem fina de areia cinza recobre algumas pedras em formato bem irregular. A pouca luz evidencia o tom acinzentado deixando uma atmosfera misteriosa e bem bonita. É a gruta preferida dos pesquisadores por contar uma variedade grande de pinturas e diferentes das demais do parque.
Mas prepare as pernas, pois ainda temos mais algumas para conhecer. Continue nos acompanhando.

Erika Rodrigues e Marcos Leandro
FONTE:opopularmm.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homenagem ao Professor

  Hoje, homenageamos aquele que incansavelmente dá o melhor de si para podermos aprender.  Nosso professor nos impulsiona todo dia a subir mais um degrau na busca pelo conhecimento. Ele sempre está pronto para nos ouvir, tirar dúvidas e ajudar no que for preciso.  Obrigado, professor! Não só pelo conhecimento que nos transmitiu, mas também pelo ser humano inspirador que você é. HOMENAGEM DO JORNAL PORTAL DE ITACARAMBI VAILTON FERREIRA-JORNALISTA

Berg Lima, ex-cantor da Banda Calcinha Preta, esteve nesta terça-feira(27), em Itacarambi pela segunda vez na IMPD.

                             BERG LIMA EM ITACARAMBI O Cantor gospel, Berg Lima, ex- vocalista da Banda Calcinha Preta, esteve cantando na IMPD-Igreja Mundial do  Poder de Deus de Itacarambi, a pedido do Pastor Rômulo Almeida. Berg Lima veio pela segunda vez, a primeira vez foi no ano passado e agora retornou fazendo uma turnê no Norte de Minas. A penúltima cidade a cantar foi na cidade de Januária, na segunda-feira(26). Nesta terça-feira, além de cantar, ele pregou a palavra trazendo muitas bençãos através de Jesus para mais de 500 fieis. A Igreja estava cheia, veio  gente de vários lugares, principalmente da Comunidade de Rancharia, município de São João das Missões. O pastor Rômulo, fez o culto, celebrando a NOITE DE ABRAÃO, profetizando nas vidas de cada fieis as bênçãos que Deus ofereceu para abraão como as estrelas do Céu. Quem é o Berg Lima? Logo depois de ser apontado pela revista...

FELIZ 2024