Pular para o conteúdo principal

Sudene e AMAMS realizam curso voltado para prefeitos e premiarão 13 prefeitos da área mineira da Sudene




A Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste – SUDENE e a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene – AMAMS, realizarão nos próximos dias 3 e 4 de dezembro em Montes Claros o Curso Gestão Fiscal e Desenvolvimento Sustentável, voltado a prefeitos da área mineira da Sudene e que culminará com a premiação dos municípios de destaque em Minas Gerais, quando serão premiados 13 prefeitos, com base em indicadores técnicos levantados pela Controladoria Geral da União e Tesouro Nacional. A AMAMS foi escolhida para ser parceira desse projeto, por ser a maior entidade macrorregional municipalista na área da Sudene em todo Brasil.
As prefeituras da área mineira da Sudene foram classificadas em três modalidades: até 20.000 habitantes; de 20.001 até 50.000 habitantes e acima de 50.000 habitantes. Para cada classe de habitantes serão premiados três prefeitos. A avaliação será medida através de quatro indicadores e tem como foco a qualidade dos gastos dos municípios. Será concedido um prêmio para o melhor colocado no indicador "Gastos em Investimentos", outro para o indicador "Gastos na área social" e um outro para o indicador "equilíbrio financeiro". O fundamental neste projeto é que a sociedade tenha conhecimento do resultado da avaliação dos seus prefeitos e saber a nota que cada um obteve na avaliação.
O presidente da AMAMS, Marcelo Felix, prefeito de Januária, salienta que esta capacitação oferecida aos prefeitos é muito importante, pois no momento de crise como o atual é fundamental colocar a criatividade em ação e ainda saber aplicar corretamente os recursos públicos. No caso da premiação, ele lembra que isso acaba sendo um estimulo para os prefeitos, pois os indicadores usados para definir os premiados são fornecidos pela Controladoria Geral da União e Tesouro Nacional. O secretário-executivo da AMAMS, Ronaldo Mota Dias, que é do Conselho Deliberativo da Sudene, lembra que a parceria com a Sudene comprova a seriedade da AMAMS e aproxima ainda mais a área mineira com a Sudene.
No dia 3, a primeira palestra abordará o tema “Desenvolvimento Humano Sustentável à luz da Agenda 2030”, com a apresentação de discussão dos conceitos e métricas de desenvolvimento humano e sustentável, histórico dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS e explanação sobre a agenda 2030. Apresentação dos desafios em relação aos indicadores ODS e principais resultados elaborados pela Unidade de Desenvolvimento Humano para a região de atuação da Sudene e realização de atividade prática com o apoio da plataforma do Atlas Brasil.
Na parte da tarde o a palestra terá como tema os Desafios do Desenvolvimento Nacional e Regional Responsável, com a discussão dos principais desafios de desenvolvimento do Brasil, apoiando-se nos conceitos apresentados no período da manhã. Será dada particular atenção aos desafios econômicos do país, principalmente o desafio fiscal, e como estes podem impactar as questões sociais e ambientais. Adicionalmente, serão explorados os desafios da região sob a mesma ótica. Serão utilizados como referência materiais produzidos pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, Tribunal de Contas da União - TCU, Banco do Nordeste - BNB e Sudene e outros.
No dia 4, a primeira discussão abordará a Importância da Adequada Gestão Fiscal Responsável para os municípios, com  noções básicas sobre finanças públicas, o que é custeio, investimento, marcos regulatórios existentes, principais falhas/dificuldades identificados pelos tribunais de contas, bons exemplos, questão do equilíbrio dos gastos, etc.,., utilizando o material de referência da Confederação Nacional de Municípios - CNM e Frente Nacional de Prefeitos - FNP.

Na parte da tarde, atividade prática com  o índice de gestão fiscal enquanto ferramenta para o desenvolvimento sustentável Responsável, com a discussão sobre o índice de gestão fiscal, benefícios na sua aplicação, pontos de atenção, limitações, referências bibliográficas e metodologias sobre qualidade do gasto e realização de trabalho em grupo para discutir resultados do índice de gestão fiscal, que implicações ele gera sobre a dinâmica econômica dos municípios e como isso se conecta com o conceito de desenvolvimento amplo apresentado no 1º dia com apresentação final das conclusões por cada grupo.

Montes Claros, 26 de novembro de 2018.

Ascom | AMAMS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homenagem ao Professor

  Hoje, homenageamos aquele que incansavelmente dá o melhor de si para podermos aprender.  Nosso professor nos impulsiona todo dia a subir mais um degrau na busca pelo conhecimento. Ele sempre está pronto para nos ouvir, tirar dúvidas e ajudar no que for preciso.  Obrigado, professor! Não só pelo conhecimento que nos transmitiu, mas também pelo ser humano inspirador que você é. HOMENAGEM DO JORNAL PORTAL DE ITACARAMBI VAILTON FERREIRA-JORNALISTA

Berg Lima, ex-cantor da Banda Calcinha Preta, esteve nesta terça-feira(27), em Itacarambi pela segunda vez na IMPD.

                             BERG LIMA EM ITACARAMBI O Cantor gospel, Berg Lima, ex- vocalista da Banda Calcinha Preta, esteve cantando na IMPD-Igreja Mundial do  Poder de Deus de Itacarambi, a pedido do Pastor Rômulo Almeida. Berg Lima veio pela segunda vez, a primeira vez foi no ano passado e agora retornou fazendo uma turnê no Norte de Minas. A penúltima cidade a cantar foi na cidade de Januária, na segunda-feira(26). Nesta terça-feira, além de cantar, ele pregou a palavra trazendo muitas bençãos através de Jesus para mais de 500 fieis. A Igreja estava cheia, veio  gente de vários lugares, principalmente da Comunidade de Rancharia, município de São João das Missões. O pastor Rômulo, fez o culto, celebrando a NOITE DE ABRAÃO, profetizando nas vidas de cada fieis as bênçãos que Deus ofereceu para abraão como as estrelas do Céu. Quem é o Berg Lima? Logo depois de ser apontado pela revista...

CARLITO SE FORMA EM DIREITO, UM MOTIVO DE ORGULHO PARA NOSSA CIDADE DE ITACARAMBI

  Carlito Pereira da Costa, um advogado recém-formado, é motivo de orgulho para a cidade de Itacarambi. Após cinco anos de muito esforço e dedicação, ele finalmente concluiu a faculdade de Direito na Funorte. Sua jornada não foi fácil, pois todos os dias ele precisava viajar para Januária para assistir às aulas. Com 58 anos de idade, Carlito é um exemplo inspirador de determinação e perseverança. Ele mostrou que nunca é tarde para buscar conhecimento e alcançar seus objetivos. Mesmo com uma idade mais avançada, ele decidiu ingressar na faculdade de Direito e se dedicou intensamente aos estudos Ao concluir sua formação, Carlito sente-se recompensado por todo o esforço e sacrifício que fez ao longo dos anos. No entanto, ele não pretende parar por aí. Ele afirmou que continuará estudando, buscando sempre expandir seus conhecimentos e se manter atualizado na área jurídica. Carlito deixou um recado importante para as pessoas: nunca parem de estudar. Ele ressalta que não existe limite d...