Pular para o conteúdo principal

Justiça Eleitoral cassa mandatos de prefeita e vice de Pirapora

Por G1 Grande Minas
A Justiça Eleitora de Pirapora, no Norte de Minas, cassou nesta quarta-feira (21) os mandatos da prefeita Marcella Machado Ribas Fonseca (PSD) e do vice-prefeito, Orlando Pereira de Lima (DEM). A decisão foi baseada em uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) e em uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (Aime), propostas pela coligação "Mãos Limpas", que foi derrotada no pleito de 2016; a decisão cabe recurso.
As ações alegam que a prefeita e o vice incorreram em abuso de poder midiático, corrupção e fraude. De acordo com a decisão do juiz Espagner Wallysen Vaz Leite, um laudo pericial deixou claro que "houve manipulação de tempo nas inserções da propaganda eleitoral gratuita na programação" de uma rádio local, pertencente ao grupo familiar da prefeita Marcella Ribas.
Os laudos, de acordo com a decisão, apontam que o tempo total de veiculação do programa eleitoral dos investigados foi superior em mais de 48 minutos do que é permitido por lei; em média, a coligação tinha 1 minuto e 41 segundos a mais por dia de programa eleitoral. Já o tempo total de programa da coligação concorrente foi menor em cerca de 5 horas e 54 minutos.
Para a Justiça, o lançamento de Warmillon Braga como candidato a prefeito, mesmo ele estando inelegível, para depois ser substituído pela esposa Marcella Ribas foi uma estratégia de mídia. Segundo o juiz, "até então, Marcella Ribas não tinha nenhuma visibilidade política, tanto que durante a campanha seu nome era sempre vinculado ao do marido".
Na decisão, o juiz declarou a inelegibilidade de Marcella Ribas e Orlando Lima pelo prazo de oito anos, a partir da data da eleição, em 2016.
O que diz a defesa
O advogado Fidelis Moraes, que defende a prefeita e o vice neste processo, afirmou que já tomou conhecimento da sentença. Ele diz estar confiante em reverter a decisão do juiz local, já que uma das ações foi julgada improcedente e a outra parcialmente procedente.
"Esta decisão deve ser publicada nesta quinta-feira (22), mas já estamos cientes e trabalhando para recorrer junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Apesar de discordar desta decisão, nós a respeitamos, mas acreditamos que iremos revertê-la no TRE. Temos a plena convicção de que a prefeita Marcella trabalhou corretamente durante a campanha eleitoral".



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homenagem ao Professor

  Hoje, homenageamos aquele que incansavelmente dá o melhor de si para podermos aprender.  Nosso professor nos impulsiona todo dia a subir mais um degrau na busca pelo conhecimento. Ele sempre está pronto para nos ouvir, tirar dúvidas e ajudar no que for preciso.  Obrigado, professor! Não só pelo conhecimento que nos transmitiu, mas também pelo ser humano inspirador que você é. HOMENAGEM DO JORNAL PORTAL DE ITACARAMBI VAILTON FERREIRA-JORNALISTA

Berg Lima, ex-cantor da Banda Calcinha Preta, esteve nesta terça-feira(27), em Itacarambi pela segunda vez na IMPD.

                             BERG LIMA EM ITACARAMBI O Cantor gospel, Berg Lima, ex- vocalista da Banda Calcinha Preta, esteve cantando na IMPD-Igreja Mundial do  Poder de Deus de Itacarambi, a pedido do Pastor Rômulo Almeida. Berg Lima veio pela segunda vez, a primeira vez foi no ano passado e agora retornou fazendo uma turnê no Norte de Minas. A penúltima cidade a cantar foi na cidade de Januária, na segunda-feira(26). Nesta terça-feira, além de cantar, ele pregou a palavra trazendo muitas bençãos através de Jesus para mais de 500 fieis. A Igreja estava cheia, veio  gente de vários lugares, principalmente da Comunidade de Rancharia, município de São João das Missões. O pastor Rômulo, fez o culto, celebrando a NOITE DE ABRAÃO, profetizando nas vidas de cada fieis as bênçãos que Deus ofereceu para abraão como as estrelas do Céu. Quem é o Berg Lima? Logo depois de ser apontado pela revista...

CARLITO SE FORMA EM DIREITO, UM MOTIVO DE ORGULHO PARA NOSSA CIDADE DE ITACARAMBI

  Carlito Pereira da Costa, um advogado recém-formado, é motivo de orgulho para a cidade de Itacarambi. Após cinco anos de muito esforço e dedicação, ele finalmente concluiu a faculdade de Direito na Funorte. Sua jornada não foi fácil, pois todos os dias ele precisava viajar para Januária para assistir às aulas. Com 58 anos de idade, Carlito é um exemplo inspirador de determinação e perseverança. Ele mostrou que nunca é tarde para buscar conhecimento e alcançar seus objetivos. Mesmo com uma idade mais avançada, ele decidiu ingressar na faculdade de Direito e se dedicou intensamente aos estudos Ao concluir sua formação, Carlito sente-se recompensado por todo o esforço e sacrifício que fez ao longo dos anos. No entanto, ele não pretende parar por aí. Ele afirmou que continuará estudando, buscando sempre expandir seus conhecimentos e se manter atualizado na área jurídica. Carlito deixou um recado importante para as pessoas: nunca parem de estudar. Ele ressalta que não existe limite d...