Pular para o conteúdo principal

SUDENE dá sinal verde para volta do escritório regional da autarquia, após encontro organizado pela AMAMS

A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene – AMAMS,  realizou nessa quinta-feira a primeira visita do superintendente da Sudene, Marcelo Nevesa Minas Gerais. Ele se reuniu com prefeitos, vereadores e lideranças empresariais, rurais e de entidades de classe do Norte de Minas.
O superintendente sinalizou positivamente para a proposta da criação de um escritório da autarquia em Minas Gerais e mais especificamente em Montes Claros. Marcelo Neves explicou ainda, que o Ministério da Integração Nacional está analisando o projeto de criação de escritório da Sudene nos Estados que estão sob jurisdição da autarquia, o assunto deverá ser discutido na reunião do Conselho Deliberativo, do qual o Presidente da AMAMS José Reis é membro, que será realizada no dia 14 de junho, em Recife.
Na abertura da reunião, José Reis fez um apelo para a ampliação da área mineira da Sudene com a inclusão de municípios do Centro e Leste de Minas e também, a criação de um escritório da Sudene em Minas Gerais, que permitirá o recebimento de projetos de interesse de Minas Gerais. O presidente da AMAMS propôs também que esse escritório seja vinculado a Superintendência do Banco do Nordeste em Montes Claros.
O prefeito Humberto Souto, de Montes Claros, reforçou que o Norte de Minas é discriminado e que a seca dos últimos anos tem deixado a região em situação igual ou pior a de muitos municípios do Nordeste brasileiro. Souto salientou que a Sudene tem sua importância e cobra uma ação para revigorá-la.
O deputado  Carlos Pimenta salientou que a área mineira da Sudene, com 168 municípios, recebe menos projetos do que o Espirito Santo, com apenas 21 municípios. O deputado parabenizou o presidente da AMAMS, José Reis, pela iniciativa de buscar uma vaga no Conselho Deliberativo da Sudene para a AMAMS e representar Minas Gerais.
O deputado Gil Pereira pediu apoio da Sudene para divulgar o Norte de Minas como faz com o Nordeste brasileiro. Propôs ao órgão viabilizar a adutora para trazer água do rio São Francisco e abastecer Montes Claros.
O deputado Paulo Guedes propôs que essa  água venha do Projeto Jaíba e que a autarquia passe a despachar uma vez a cada seis meses em Minas Gerais, já que ainda não tem escritório na região.
O superintendente da Sudene, Marcelo Neves comentou que ficou impressionado quando foi procurado pelo Presidente da AMAMS José Reis, propondo uma vaga no Conselho Deliberativo da Sudene, pois demonstrou ousadia. E que essa mesma ousadia foi determinante para que essa proposta se tornasse realidade. Ele explicou que no dia 14 de junho o Conselho Deliberativo analisará a proposta de criar o escritórios da Sudene em Minas Gerais e em outros Estados e fez apelo para que  Minas Gerais participe dessa reunião e reforce esse projeto. Explicou também, que tem a disponibilidade de R$ 500 milhões para aplicar na área de energia solar, mas para isso, depende de projetos.
Marcelo neves anunciou ainda a realização da Feira de Exportação em toda área da Sudene, um trabalho conjunto com a Confederação Nacional da Indústria e que quer iniciar esse projeto em Montes Claros, permitindo que toda área mineira da Sudene conheça como fazer para exportar e quais as exigências para essa tarefa. Ele lembra que o Fundo Nacional de Desenvolvimento do Nordeste tem R$ 10 bilhões para aplicar, mas depende de projetos e a Sudene quer uma aproximação com Minas Gerais.
Após a reunião, o superintendente da Sudene, Marcelo Neves, acompanhado da sua equipe técnica, juntamente com o presidente, secretário executivoe o diretor técnico da AMAMS,  o prefeito do município de Augusto de Lima, João Carlos Batista e o secretário Municipal de Indústria e Comércio, Edilson Torquato, visitaram as fábricas da Hipolabor e as novas instalações da Três Corações, que já receberam incentivos da Sudene

Ascom | AMAMS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homenagem ao Professor

  Hoje, homenageamos aquele que incansavelmente dá o melhor de si para podermos aprender.  Nosso professor nos impulsiona todo dia a subir mais um degrau na busca pelo conhecimento. Ele sempre está pronto para nos ouvir, tirar dúvidas e ajudar no que for preciso.  Obrigado, professor! Não só pelo conhecimento que nos transmitiu, mas também pelo ser humano inspirador que você é. HOMENAGEM DO JORNAL PORTAL DE ITACARAMBI VAILTON FERREIRA-JORNALISTA

Berg Lima, ex-cantor da Banda Calcinha Preta, esteve nesta terça-feira(27), em Itacarambi pela segunda vez na IMPD.

                             BERG LIMA EM ITACARAMBI O Cantor gospel, Berg Lima, ex- vocalista da Banda Calcinha Preta, esteve cantando na IMPD-Igreja Mundial do  Poder de Deus de Itacarambi, a pedido do Pastor Rômulo Almeida. Berg Lima veio pela segunda vez, a primeira vez foi no ano passado e agora retornou fazendo uma turnê no Norte de Minas. A penúltima cidade a cantar foi na cidade de Januária, na segunda-feira(26). Nesta terça-feira, além de cantar, ele pregou a palavra trazendo muitas bençãos através de Jesus para mais de 500 fieis. A Igreja estava cheia, veio  gente de vários lugares, principalmente da Comunidade de Rancharia, município de São João das Missões. O pastor Rômulo, fez o culto, celebrando a NOITE DE ABRAÃO, profetizando nas vidas de cada fieis as bênçãos que Deus ofereceu para abraão como as estrelas do Céu. Quem é o Berg Lima? Logo depois de ser apontado pela revista...

FELIZ 2024