Pular para o conteúdo principal

Secretários de Consórcios de Saúde do Norte de Minas se reúnem na AMAMS

Por iniciativa dos próprios secretários executivos e com o apoio do presidente da Associação de Municípios da Área Mineira da Sudene – AMAMS e prefeito de Bonito de Minas, José Reis, secretários executivos de Consórcios de Saúde (CIS) e prefeitos se reuniram na última sexta-feira, 08/04 na sede da AMAMS.
Os CIS representam uma iniciativa governamental preconizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) como forma de auxiliar principalmente, os pequenos municípios na gestão da média e alta complexidade. No Norte de Minas, existem 10 CIS, incluindo o CISRUN, que gerencia os Serviços de Urgência e Emergência(SAMU) Macro Norte.
O secretário executivo do CIS Alto Verde Grande (CIS ARVG), que também é médico, Juliano Oliveira Flávio, reconhece a importância dos CIS no contexto regional. No entanto, o secretário propôs como medidas de melhoramento gerencial a instalação de uma “Casa de Saúde Humanizada” em Montes Claros. Cabe ressaltar, que algumas prefeituras mantém esse tipo de hospedagem de forma paliativa, mas muitos não dispõem. Segundo o secretário, é preciso repensar as estratégias de atendimento com foco na humanização e contratações de médicos e serviços de saúde com um valor competitivo e tabela padronizada.
Danilo Soares de Oliveira, secretário executivo do CIS Grão Mogol, explica que “os CIS são braços estratégicos e operacionais na oferta de saúde da média e alta complexidade dos municípios menores, que não estão inseridos no SUS como de gestão plena. Importante também, frisar que não podemos perder a essência dos CIS em promover a saúde próximo ao paciente, só devendo ser encaminhado para fora da microrregião em casos em casos extremos. Por isso, considero essencial à proposta do colega Juliano na negociação unificada dos CIS junto, sobretudo, à contratação de médicos especialistas em todo o Norte de Minas”, ressaltou.
Outra reivindicação geral é com relação às frotas de ônibus oriundos do convênio dos CIS e Secretária de Estado de Transporte em Saúde (SETS), segundo os secretários, as frotas estão ultrapassadas e insuficiente frente à demanda. A situação é pior na região de Januária, onde fica localizado o CIS do Alto Médio São Francisco (CIS AMESF). O secretário executivo do consórcio, Antônio Luiz Alves, afirmou que o SETS não celebrou convênio com o consórcio e que não possui nenhum ônibus da saúde para o transporte dos pacientes da microrregião, apesar da demanda reprimida.
O secretário executivo do Consórcio Intermunicipal do Médio São Francisco (CISMESF), Fábio Muniz, relata que o consórcio é o elo fundamental da gestão compartilhada da média e alta complexidade, mas relatou a urgência da renovação e ampliação da frota de transporte. “É preocupante a circulação desses ônibus com a quilometragem superior ao estabelecido pela legislação e pelo bom senso”.
Emanuella Ferreira Gonçalves, secretária executivo do CIS Norte, compartilha dos anseios dos colegas e disse: “é preciso maior pressão gerencial dos prefeitos e secretários dos CIS da região na oferta e contratação de serviços em saúde”.
O advogado especialista em consórcios, Dinilton Pereira, alertou que “os recursos para novos investimentos estão escassos. No entanto, com a união dos secretários e apoio da AMAMS, pode se encaminhar um documento ao Estado, no sentido de liberar os recursos da Programação Pactuada Integrada (PPI) dos municípios, junto à prefeitura de Montes Claros já pactuados e não utilizados, para que os mesmos possam ser utilizados diretamente pela prefeitura, via CIS”, explicou o advogado.
O presidente da AMAMS e prefeito de Bonito de Minas, José Reis, se comprometeu em ser o porta voz das reinvindicações e disse que vai levá-las as outras esferas de governo. Acrescentou ainda, que “encontros como esse devem ser frequentes, e que a AMAMS está de portas abertas para o acolhimento de demandas que são na verdade, das pessoas, principalmente, as mais humildes que precisam e merecem um bom e eficaz atendimento em saúde”, disse.
José Geraldo Almeida, conhecido como Zé Boy, presidente do CISMESF e prefeito de Ponto Chique, reconhece nos CIS um importante parceiro dos municípios. No entanto, o prefeito chama a atenção para o melhoramento da gestão com foco na humanização e analisa como de extrema importância a união dos municípios para vencer os desafios na área da saúde.
Por: Núbia Primo


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homenagem ao Professor

  Hoje, homenageamos aquele que incansavelmente dá o melhor de si para podermos aprender.  Nosso professor nos impulsiona todo dia a subir mais um degrau na busca pelo conhecimento. Ele sempre está pronto para nos ouvir, tirar dúvidas e ajudar no que for preciso.  Obrigado, professor! Não só pelo conhecimento que nos transmitiu, mas também pelo ser humano inspirador que você é. HOMENAGEM DO JORNAL PORTAL DE ITACARAMBI VAILTON FERREIRA-JORNALISTA

Berg Lima, ex-cantor da Banda Calcinha Preta, esteve nesta terça-feira(27), em Itacarambi pela segunda vez na IMPD.

                             BERG LIMA EM ITACARAMBI O Cantor gospel, Berg Lima, ex- vocalista da Banda Calcinha Preta, esteve cantando na IMPD-Igreja Mundial do  Poder de Deus de Itacarambi, a pedido do Pastor Rômulo Almeida. Berg Lima veio pela segunda vez, a primeira vez foi no ano passado e agora retornou fazendo uma turnê no Norte de Minas. A penúltima cidade a cantar foi na cidade de Januária, na segunda-feira(26). Nesta terça-feira, além de cantar, ele pregou a palavra trazendo muitas bençãos através de Jesus para mais de 500 fieis. A Igreja estava cheia, veio  gente de vários lugares, principalmente da Comunidade de Rancharia, município de São João das Missões. O pastor Rômulo, fez o culto, celebrando a NOITE DE ABRAÃO, profetizando nas vidas de cada fieis as bênçãos que Deus ofereceu para abraão como as estrelas do Céu. Quem é o Berg Lima? Logo depois de ser apontado pela revista...

FELIZ 2024