Pular para o conteúdo principal

Porteirinha tem alta taxa de infestação de dengue

A dengue é uma doença febril aguda, causada pelos vírus DENV1, DENV2, DENV3, DENV4 

A cidade de Porteirinha, na Serra Geral, é uma das que apresenta alto índice de infestação por dengue em Minas Gerais. Segundo Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, a cidade ocupa a terceira colocação entre as cidades de 30 mil a 100 mil habitantes, ficando apenas atrás de Três Corações e Brasília de Minas. No boletim do dia 14 de março, Porteirinha estava em segundo lugar. O município estava com a taxa de incidência acumulada de 204,03 naquela semana, com 79 casos registrados. Atrás de Três Corações, com 399,12 e a frente de Brasília de Minas, com 119,72 de taxa de incidência.
A cidade de Porteirinha (Foto: Divulgação)
Porém no boletim divulgado no dia 24 de março, que é o último em vigor, Porteirinha ficou com 198,86 de taxa de infestação, em terceiro lugar e superado por Três Corações com 868,83 e Brasília de Minas com 448,35. No Norte de Minas, apenas Brasília de Minas e Porteirinha estão no boletim oficial.  A dengue é uma doença febril aguda, causada pelos vírus DENV1, DENV2, DENV3, DENV4 transmitida pela picada de mosquitos do gênero Aedes, infectados, sendo o Aedes aegypti e o Aedes albopictus os principais vetores. No Brasil os registros apontam para a transmissão somente pelo vetor Aedes aegypti que está amplamente distribuído em função das condições climáticas favoráveis.
Em Minas Gerais, até o dia 20 de março foram 16.081 casos prováveis de dengue segundo informações do SINAN-Online. Nesta classificação estão incluídos os casos confirmados e os casos suspeitos de dengue.  No Monitoramento Viral, até o momento, em 2017, foram analisadas 241 amostras para detecção da circulação do vírus dengue, das quais 10 amostras tiveram resultados detectáveis, o que representa uma positividade de 4,1%. O sorotipo DENV-1 foi identificado em oito amostras distribuídas nos municípios de Belo Horizonte, Brasília de Minas, Contagem, Patos de Minas e Teófilo Otoni; o DENV-2 foi identificado no município de Uberlândia com uma amostra; e o DENV-3 foi identificado em uma amostra no município de Capitão Enéas.(http://www.gazetanortemineira.com.br)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homenagem ao Professor

  Hoje, homenageamos aquele que incansavelmente dá o melhor de si para podermos aprender.  Nosso professor nos impulsiona todo dia a subir mais um degrau na busca pelo conhecimento. Ele sempre está pronto para nos ouvir, tirar dúvidas e ajudar no que for preciso.  Obrigado, professor! Não só pelo conhecimento que nos transmitiu, mas também pelo ser humano inspirador que você é. HOMENAGEM DO JORNAL PORTAL DE ITACARAMBI VAILTON FERREIRA-JORNALISTA

Berg Lima, ex-cantor da Banda Calcinha Preta, esteve nesta terça-feira(27), em Itacarambi pela segunda vez na IMPD.

                             BERG LIMA EM ITACARAMBI O Cantor gospel, Berg Lima, ex- vocalista da Banda Calcinha Preta, esteve cantando na IMPD-Igreja Mundial do  Poder de Deus de Itacarambi, a pedido do Pastor Rômulo Almeida. Berg Lima veio pela segunda vez, a primeira vez foi no ano passado e agora retornou fazendo uma turnê no Norte de Minas. A penúltima cidade a cantar foi na cidade de Januária, na segunda-feira(26). Nesta terça-feira, além de cantar, ele pregou a palavra trazendo muitas bençãos através de Jesus para mais de 500 fieis. A Igreja estava cheia, veio  gente de vários lugares, principalmente da Comunidade de Rancharia, município de São João das Missões. O pastor Rômulo, fez o culto, celebrando a NOITE DE ABRAÃO, profetizando nas vidas de cada fieis as bênçãos que Deus ofereceu para abraão como as estrelas do Céu. Quem é o Berg Lima? Logo depois de ser apontado pela revista...

FELIZ 2024