Pular para o conteúdo principal

Morador de Januária morre com suspeita de febre amarela

Governo do Distrito Federal confirmou nesta quinta-feira (19) a primeira morte por febre amarela registrada na capital em 2017. Segundo a Secretaria de Saúde, o paciente contraiu a doença em Minas Gerais e viajou para Brasília na sequência. Exames toxicológicos confirmaram a presença do vírus, de acordo com a pasta. O governo federal ainda trata o caso como suspeito (entenda abaixo).
O secretário de Saúde, Humberto Fonseca, afirma que o homem de 40 anos chegou ao DF na última segunda (16), em um ônibus vindo de Januária (MG), e já apresentava sintomas da doença.
"Ele tinha febre e mialgia [dor muscular], e foi atendido na UPA de São Sebastião já com um quadro de convulsões, que evoluiu para insuficiência renal e hepática. Foi transferido no mesmo dia para o hospital São Mateus, e ali faleceu ontem [quarta, 18]", declarou Fonseca.
O hospital São Mateus fica no Cruzeiro Velho e, segundo o secretário, tem contrato com a rede pública para o compartilhamento de leitos de UTI. Após a morte, amostras de sangue do paciente foram coletadas e enviadas ao Laboratório Central, que confirmou a contaminação pelo vírus da febre amarela.
Confirmação
Apesar de o governo do DF tratar o caso como confirmado, o Ministério da Saúde diz que o caso é tratado como suspeito. Além da confirmação no laboratório local, as equipes técnicas do ministério também avaliam critérios clínicos, o histórico do paciente e outros elementos.
Até esta quinta (18), o governo federal confirmava oito mortes por febre amarela, sendo todas no leste de Minas Gerais. Segundo o ministro Ricardo Barros, exames de sangue feitos nesses pacientes detectaram a presença do vírus.
Ao todo, 53 mortes registradas no leste mineiro eram investigadas por suposta relação com a doença até esta quinta – o caso do DF deve se juntar a este número. O Ministério da Saúde disse que só foi informado do caso nesta sexta e, por isso, ele não está incluído no último balanço.
Nesta quinta, o secretário de Saúde do DF disse que "tudo indica" que a morte do paciente na capital foi causada por febre amarela silvestre – quando a pessoa é contaminada na área rural.
"Não temos casos urbanos no Brasil desde 1942 e não tínhamos nenhum caso de febre amarela no DF desde 2009, quando também foi um caso importado", declarou o secretário.
Pelos critérios do Ministério da Saúde, essa confirmação também depende de critérios clínicos e do histórico do paciente, além do teste de laboratório. Há, inclusive, uma chance mínima de que o paciente contraia a doença ao ser vacinado, porque a dose é feita com o vírus vivo e atenuado.
Vacinação
Se uma cidade ou região é considerada "área de risco" – como é o caso do DF e de 18 estados –, isso significa que todos os moradores e turistas que passarem por aquele local precisam estar com a vacinação em dia.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que apenas uma dose de vacina é suficiente para a vida inteira, mas o protocolo nacional prevê duas doses, com intervalo máximo de 10 anos.
Se a caderneta infantil for seguida à risca, a primeira dose deve ser administrada aos 9 meses de vida, e a segunda, até 4 anos completos. Se faltar uma dessas doses, é preciso completar a vacinação. p.h.n

Fonte PRIMEIRA HORA NOTÍCIAS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homenagem ao Professor

  Hoje, homenageamos aquele que incansavelmente dá o melhor de si para podermos aprender.  Nosso professor nos impulsiona todo dia a subir mais um degrau na busca pelo conhecimento. Ele sempre está pronto para nos ouvir, tirar dúvidas e ajudar no que for preciso.  Obrigado, professor! Não só pelo conhecimento que nos transmitiu, mas também pelo ser humano inspirador que você é. HOMENAGEM DO JORNAL PORTAL DE ITACARAMBI VAILTON FERREIRA-JORNALISTA

Berg Lima, ex-cantor da Banda Calcinha Preta, esteve nesta terça-feira(27), em Itacarambi pela segunda vez na IMPD.

                             BERG LIMA EM ITACARAMBI O Cantor gospel, Berg Lima, ex- vocalista da Banda Calcinha Preta, esteve cantando na IMPD-Igreja Mundial do  Poder de Deus de Itacarambi, a pedido do Pastor Rômulo Almeida. Berg Lima veio pela segunda vez, a primeira vez foi no ano passado e agora retornou fazendo uma turnê no Norte de Minas. A penúltima cidade a cantar foi na cidade de Januária, na segunda-feira(26). Nesta terça-feira, além de cantar, ele pregou a palavra trazendo muitas bençãos através de Jesus para mais de 500 fieis. A Igreja estava cheia, veio  gente de vários lugares, principalmente da Comunidade de Rancharia, município de São João das Missões. O pastor Rômulo, fez o culto, celebrando a NOITE DE ABRAÃO, profetizando nas vidas de cada fieis as bênçãos que Deus ofereceu para abraão como as estrelas do Céu. Quem é o Berg Lima? Logo depois de ser apontado pela revista...

CARLITO SE FORMA EM DIREITO, UM MOTIVO DE ORGULHO PARA NOSSA CIDADE DE ITACARAMBI

  Carlito Pereira da Costa, um advogado recém-formado, é motivo de orgulho para a cidade de Itacarambi. Após cinco anos de muito esforço e dedicação, ele finalmente concluiu a faculdade de Direito na Funorte. Sua jornada não foi fácil, pois todos os dias ele precisava viajar para Januária para assistir às aulas. Com 58 anos de idade, Carlito é um exemplo inspirador de determinação e perseverança. Ele mostrou que nunca é tarde para buscar conhecimento e alcançar seus objetivos. Mesmo com uma idade mais avançada, ele decidiu ingressar na faculdade de Direito e se dedicou intensamente aos estudos Ao concluir sua formação, Carlito sente-se recompensado por todo o esforço e sacrifício que fez ao longo dos anos. No entanto, ele não pretende parar por aí. Ele afirmou que continuará estudando, buscando sempre expandir seus conhecimentos e se manter atualizado na área jurídica. Carlito deixou um recado importante para as pessoas: nunca parem de estudar. Ele ressalta que não existe limite d...