Pular para o conteúdo principal

MP pede cassação de prefeito reeleito de Taiobeiras

O Ministério Público Eleitoral solicitou a impugnação da candidatura de Danilo Mendes Rodrigues (PSDB), prefeito reeleito de Taiobeiras, na região norte do Estado. Numa Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije), a promotora Andreia Nunes Durães aponta abuso de poder econômico do prefeito, com captação ilícita de sufrágio (compra de votos). Na ação, a promotora pede a inelegibilidade do prefeito, a cassação do registro ou diploma eleitoral, bem como a aplicação de multa.
Danilo Mendes foi eleito em outubro com 9.431 votos (52,3% do total), contra 8.602 (47,7%) do seu único adversário, Carlito (PMDB). Desde o fim das eleições, dois vídeos, em que supostos correligionários de Danilo oferecem dinheiro e alimentos em troca de votos, circulam em redes sociais. De acordo com o cartório Eleitoral de Taiobeiras, DVDs com vídeos que sugerem a prática de abuso de poder constam nos autos da ação.
Apesar da Ação de Investigação do Ministério Público, Danilo foi diplomado novo prefeito no dia 2 de dezembro. O juiz da Comarca de Taiobeiras, Marcelo Bueno Duarte Araújo, foi recentemente transferido e o processo será analisado por Irani Laraia Neto, que é titular da Comarca de Salinas e atuará em Taiobeiras durante alguns dias da semana.
Também estão arrolados na mesma Aije Vítor Hugo Teixeira (candidato à vice na chapa de Danilo), além de Hélvio Lelis Araújo e José Messias Pereira Mota (candidatos a vereador).
Outro lado
De acordo com Paulo Henrique Pinheiro Gomes, advogado do prefeito no caso, os vídeos são armações da oposição para derrubar o eleito. “Já é a segunda vez que Danilo é vencedor contra o mesmo grupo de adversários. A oposição já demonstrou disposição e audácia para forjar provas em outro caso, que acabou arquivado pelo Ministério Público”, afirma o advogado. “Danilo não participou de nenhum ato ilícito e não autorizou ninguém a fazê-lo”, complementa.
Ainda segundo o advogado, no caso de doação de cesta básica, o ato foi praticado por um grupo de senhoras que realiza trabalhos sociais em Taiobeiras e que elas, inclusive, já prestaram depoimento esclarecendo a situação. “O locutor da campanha do prefeito que aparece no vídeo estava dando carona para as senhoras. Ele estava indo para um comício e deu a carona para. Não tem nada a ver com a doação”, afirma o advogado.(jornal HD)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homenagem ao Professor

  Hoje, homenageamos aquele que incansavelmente dá o melhor de si para podermos aprender.  Nosso professor nos impulsiona todo dia a subir mais um degrau na busca pelo conhecimento. Ele sempre está pronto para nos ouvir, tirar dúvidas e ajudar no que for preciso.  Obrigado, professor! Não só pelo conhecimento que nos transmitiu, mas também pelo ser humano inspirador que você é. HOMENAGEM DO JORNAL PORTAL DE ITACARAMBI VAILTON FERREIRA-JORNALISTA

Berg Lima, ex-cantor da Banda Calcinha Preta, esteve nesta terça-feira(27), em Itacarambi pela segunda vez na IMPD.

                             BERG LIMA EM ITACARAMBI O Cantor gospel, Berg Lima, ex- vocalista da Banda Calcinha Preta, esteve cantando na IMPD-Igreja Mundial do  Poder de Deus de Itacarambi, a pedido do Pastor Rômulo Almeida. Berg Lima veio pela segunda vez, a primeira vez foi no ano passado e agora retornou fazendo uma turnê no Norte de Minas. A penúltima cidade a cantar foi na cidade de Januária, na segunda-feira(26). Nesta terça-feira, além de cantar, ele pregou a palavra trazendo muitas bençãos através de Jesus para mais de 500 fieis. A Igreja estava cheia, veio  gente de vários lugares, principalmente da Comunidade de Rancharia, município de São João das Missões. O pastor Rômulo, fez o culto, celebrando a NOITE DE ABRAÃO, profetizando nas vidas de cada fieis as bênçãos que Deus ofereceu para abraão como as estrelas do Céu. Quem é o Berg Lima? Logo depois de ser apontado pela revista...

FELIZ 2024