Pular para o conteúdo principal

Extensão rural é tema de debate em assembleia da Asbraer

Os rumos do serviço de Ater e atuação da Anater pautam o encontro que acontece em dois dias, em Belo Horizonte, reunindo representantes de empresas de assistência técnica e extensão rural de todo o País
Representantes de 27 empresas públicas de assistência técnica e extensão rural (Ater) participam, nesta quinta e sexta-feira, dias 03 e 04 de novembro, da 51ª Assembleia Geral Extraordinária da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), em Belo Horizonte/MG, com objetivo de discutir e avaliar o cenário do setor no País. Um dos principais temas do encontro é a participação do Governo Federal no financiamento das entidades públicas de Ater.
Na Assembleia, o diretor administrativo da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), Ricardo Demicheli, apresentou aos participantes como a Anater está se estruturando para estabelecer parceria com os Estados e empresas prestadoras de Ater. Criada em maio de 2014, a Anater é um serviço social autônomo, de direito privado, sem fins lucrativos, de interesse coletivo e de utilidade pública, cuja principal finalidade é promover a reconstrução da assistência técnica e extensão rural no País.
Segundo Demicheli, a proposta da Anater é atuar de forma planejada e em cooperação técnica, e a Assembleia está sendo uma importante oportunidade para apresentar esse planejamento. “Neste momento, estamos formando o quadro de profissionais, trabalhando os instrumentos jurídicos e estruturando os recursos tecnológicos que vão auxiliar na efetivação de processos que possibilitem, junto com as empresas de Ater, a execução de uma assistência técnica mais abrangente e de qualidade. Com os ajustes do plano de ação e do contrato de gestão, nossa expectativa é que a Anater possa iniciar efetivamente sua atuação a partir do ano que vem, cumprindo os objetivos para os quais foi criada”, explica Demicheli.
Também participando da Assembleia, o deputado federal Zé Silva (Solidariedade/MG), que é o autor do projeto de criação da Anater, disse que para a Agência conseguir atingir seus objetivos é preciso que o Governo Federal mude a forma de financiamento, com repasse Fundo a Fundo, de livre aplicação pelas Emateres. “O repasse de recurso para os Estados tem que ser revisto e deve ter critérios que levem em consideração o tamanho e o número de agricultores que cada Estado atende. A Anater é uma grande conquista e uma grande esperança do setor, e é necessário um investimento concreto da União para resolver os desafios que a agricultura familiar brasileira necessita, para crescer social e economicamente”, avalia o deputado.

Mais investimentos
O presidente da Asbraer, Argileu Martins, destacou que os Estados são responsáveis por cerca de 80% dos recursos investidos na Ater, mas que no início do ano que vem, a Asbraer irá propor uma lei para rever essa situação. “Também faremos um debate profundo com a Anater sobre a forma como ela se relaciona com os Estados e sobre a participação da União no financiamento da Ater”, planeja Argileu.
Representante do Governo Federal, em sua apresentação, o secretário da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, José Ricardo Roseno, ressaltou que o serviço de Ater é uma prioridade. “Neste ano, já foram liberados pela Sead cerca de R$ 67,8 milhões para o fortalecimento do serviço público estatal de Ater, através da Subsecretaria de Agricultura Familiar. Isso demonstra nosso comprometimento e o reconhecimento com o serviço público de Ater, que a Sead realmente conhece as peculiaridades de cada região e executa um trabalho de forma continuada e comprometida com a agricultura familiar”, destacou.
Segundo secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, João Cruz, "este é o mais importante fórum para discutirmos o quadro da extensão rural no País, porque reúne todos os atores que definem as políticas públicas do setor. Tenho certeza que tiraremos boas diretrizes para a Ater".

O presidente da Emater-MG, Glênio Martins, lembrou que o serviço público de assistência técnica e extensão rural é de responsabilidade da União, estados e municípios e também defendeu que o Governo Federal possa contribuir com uma parcela maior no financiamento das empresas estaduais.(Assessora de Comunicação Social )

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homenagem ao Professor

  Hoje, homenageamos aquele que incansavelmente dá o melhor de si para podermos aprender.  Nosso professor nos impulsiona todo dia a subir mais um degrau na busca pelo conhecimento. Ele sempre está pronto para nos ouvir, tirar dúvidas e ajudar no que for preciso.  Obrigado, professor! Não só pelo conhecimento que nos transmitiu, mas também pelo ser humano inspirador que você é. HOMENAGEM DO JORNAL PORTAL DE ITACARAMBI VAILTON FERREIRA-JORNALISTA

Berg Lima, ex-cantor da Banda Calcinha Preta, esteve nesta terça-feira(27), em Itacarambi pela segunda vez na IMPD.

                             BERG LIMA EM ITACARAMBI O Cantor gospel, Berg Lima, ex- vocalista da Banda Calcinha Preta, esteve cantando na IMPD-Igreja Mundial do  Poder de Deus de Itacarambi, a pedido do Pastor Rômulo Almeida. Berg Lima veio pela segunda vez, a primeira vez foi no ano passado e agora retornou fazendo uma turnê no Norte de Minas. A penúltima cidade a cantar foi na cidade de Januária, na segunda-feira(26). Nesta terça-feira, além de cantar, ele pregou a palavra trazendo muitas bençãos através de Jesus para mais de 500 fieis. A Igreja estava cheia, veio  gente de vários lugares, principalmente da Comunidade de Rancharia, município de São João das Missões. O pastor Rômulo, fez o culto, celebrando a NOITE DE ABRAÃO, profetizando nas vidas de cada fieis as bênçãos que Deus ofereceu para abraão como as estrelas do Céu. Quem é o Berg Lima? Logo depois de ser apontado pela revista...

CARLITO SE FORMA EM DIREITO, UM MOTIVO DE ORGULHO PARA NOSSA CIDADE DE ITACARAMBI

  Carlito Pereira da Costa, um advogado recém-formado, é motivo de orgulho para a cidade de Itacarambi. Após cinco anos de muito esforço e dedicação, ele finalmente concluiu a faculdade de Direito na Funorte. Sua jornada não foi fácil, pois todos os dias ele precisava viajar para Januária para assistir às aulas. Com 58 anos de idade, Carlito é um exemplo inspirador de determinação e perseverança. Ele mostrou que nunca é tarde para buscar conhecimento e alcançar seus objetivos. Mesmo com uma idade mais avançada, ele decidiu ingressar na faculdade de Direito e se dedicou intensamente aos estudos Ao concluir sua formação, Carlito sente-se recompensado por todo o esforço e sacrifício que fez ao longo dos anos. No entanto, ele não pretende parar por aí. Ele afirmou que continuará estudando, buscando sempre expandir seus conhecimentos e se manter atualizado na área jurídica. Carlito deixou um recado importante para as pessoas: nunca parem de estudar. Ele ressalta que não existe limite d...