Pular para o conteúdo principal

ITACARAMBI SEGUE EM MÃOS DE FORASTEIROS

Município elege primeira mulher para prefeita do município, mas confirma tendência iniciada por Zé de Paula há 34 anos
A médica Nívea Maria de Oliveira (PTB), 37 anos, foi eleita a primeira prefeita da história Itacarambi, município com 53 anos de emancipação, localizado o extremo Norte de Minas. Nascida em Juiz de Fora, a Dra. Nívea migrou para Itacarambi há algum tempo para atuar no setor de saúde do município. Sua vitória sobre o atual prefeito Ramon Campos (PDT), com a estreita margem de 29 votos foi das mais disputadas da região. A futura prefeita de Itacarambi recebeu 4.876 votos ante os 4.847 recebidos pelo seu oponente.
A eleição de Nívea Maria Oliveira consolida uma curiosa tradição em Itacarambi: ao longo dos últimos 34 anos, e nove mandatos, o município estará sob o comando de migrantes em oito deles. Essa tradição em escolher para o mando local candidatos alienígenas começou com o ex-prefeito José Ferreira de Paula, 90 anos em dezembro próximo, eleito para o primeiro dos seus quatro mandatos no agora distante ano de 1983.
O estilo gerencial do pecuarista Zé de Paula, nascido em Frutal, Minas Gerais, caiu no gosto da população de Itacarambi. Na soma, a hegemonia política em Itacarambi durou 26 anos e seis mandatos - um dos casos mais longos de mando em municípios do Norte de Minas nos últimos 50 anos. Além das suas quatro passagens pelo gabinete da Prefeitura de Itacarambi, a última delas entre 2009 3 2012, quando já era um octogenário, Zé de Paula  ainda conseguiria colocar o poste Antônio Felício Nemer para o primeiro dos seus dois mandatos em 1988.
O belo-horizontino Nemer voltaria a comandar o município entre 1997/2000. Além deles, o município também foi comandado por Carlos Henrique Caica Campelo, no final de 2012, após a prisão do então prefeito Rudimar Barbosa. O empresário Caica nasceu em Sete Lagoas e também migrou para a cidade em busca de oportunidades para negócios.
Município dividido
Rudimar, por sinal, foi o único prefeito nativo a comandar Itacarambi nos últimos 34 anos. Não foi uma boa experiência para a população local. Sua administração foi marcada por denúncias de corrupção e, em certa medida, terceirizada para outro não filho da terra. Reza a lenda que quem realmente mandou na sua gestão foi o empresário Marcus Vinícius Crispim, o januarense Corby, pivô do maior escândalo que o município já presenciou na administração. Os dois foram condenados após responderem a processos por fraudes em licitação e desvios de recursos públicos.
Natural de Bom Despacho, também em Minas, a primeira mulher eleita prefeita de Itacarambi teria contado com o apoio discreto de Rudimar. Sua eleição foi uma surpresa, já que o prefeito Ramon Campos fez administração que pode ser classificada como razoável no ambiente de crise e falta de recursos que dificultou a vida dos gestores municipais em todo o país. Nívea tem agora a missão de dar continuidade à tendência, consolidada ao longo de quase quatro décadas, que coloca os destinos de Itacarambi nas mãos das pessoas que o seu acolhe.    
A passagem de Campos pela Prefeitura de Itacarambi se destacou pela cobertura com massa asfáltica dos paralelepípedos de ruas do centro antigo da cidade. A médica Nívea Maria vai assumir a administração para cuidar dos interesses e carências de 18,5 mil moradores de Itacarambi sob o signo da divisão que marcou a cidade, representada na margem apertadíssima com que bateu Ramon Campos.
SITE DO LUIS CLÁUDIO GUEDES.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homenagem ao Professor

  Hoje, homenageamos aquele que incansavelmente dá o melhor de si para podermos aprender.  Nosso professor nos impulsiona todo dia a subir mais um degrau na busca pelo conhecimento. Ele sempre está pronto para nos ouvir, tirar dúvidas e ajudar no que for preciso.  Obrigado, professor! Não só pelo conhecimento que nos transmitiu, mas também pelo ser humano inspirador que você é. HOMENAGEM DO JORNAL PORTAL DE ITACARAMBI VAILTON FERREIRA-JORNALISTA

Berg Lima, ex-cantor da Banda Calcinha Preta, esteve nesta terça-feira(27), em Itacarambi pela segunda vez na IMPD.

                             BERG LIMA EM ITACARAMBI O Cantor gospel, Berg Lima, ex- vocalista da Banda Calcinha Preta, esteve cantando na IMPD-Igreja Mundial do  Poder de Deus de Itacarambi, a pedido do Pastor Rômulo Almeida. Berg Lima veio pela segunda vez, a primeira vez foi no ano passado e agora retornou fazendo uma turnê no Norte de Minas. A penúltima cidade a cantar foi na cidade de Januária, na segunda-feira(26). Nesta terça-feira, além de cantar, ele pregou a palavra trazendo muitas bençãos através de Jesus para mais de 500 fieis. A Igreja estava cheia, veio  gente de vários lugares, principalmente da Comunidade de Rancharia, município de São João das Missões. O pastor Rômulo, fez o culto, celebrando a NOITE DE ABRAÃO, profetizando nas vidas de cada fieis as bênçãos que Deus ofereceu para abraão como as estrelas do Céu. Quem é o Berg Lima? Logo depois de ser apontado pela revista...

FELIZ 2024