Pular para o conteúdo principal

ELEIÇÕES 2016 - REGIÃO DE MANGA :PULA PARA LÁ, PULA PARA CÁ...

Homens do jaleco branco estão novamente em campos opostos na sucessão de Manga
Imagens: Clever Ignácio e Fábio Oliva
 Vermelhou e azulou. Médico Cândido Dourado em dois momentos nas disputas eleitorais em Manga: com adesivos do PT de Paulo Guedes e agora com Joaquim do Posto, outra vez em lado oposto ao do colega Cevyvaldo Ribeiro  
[ATUALIZADO] - Acompanhem comigo a trajetória nos bastidores da política manguense dos médicos José Cevyvaldo Ribeiro (PR) e Cândido Emílio Dourado (PRB) ao longo dos últimos 20 anos. Antes de seguir adiante com esta análise, é preciso dizer que os médicos cumprem papel importante nos pequenos municípios brasileiros, onde a saúde normalmente é precária quando não inexistente. Esses profissionais gozam de muito prestígio e são, na maioria das vezes, verdadeiros missionários na dura lida de atender aos reclamos das pessoas nos momentos mais aflitivos de suas vidas.
Os homens dos jalecos brancos, como Cândido e Cevyvaldo são conhecidos, alternam momentos de parceria e oposição nas disputas municipais em Manga há mais de duas décadas. Em 1996 e no ano 2000, por exemplo, eles estiveram juntos nas eleições do ex-prefeito Haroldo Bandeira (PMDB), de quem Cevyvaldo Ribeiro  o vice por dois mandatos. Já na eleição seguinte, em 2004, resolveram medir forças.
Doutor Cecyvaldo, então no PSDB, e Cândido Dourado, no PTN, disputaram as eleições de 2004, mas o racha entre eles serviu apenas para eleger o outsider Humberto Salles, que era do PTB, ao seu segundo mandato. Salles foi eleito com 4,2 mil votos na disputa em que Cevyvaldo (3,2 mil votos) teve desempenho melhor que o cunhado Cândido (2,1 mil votos). Os homens do sapato branco não voltariam a disputar uma eleição majoritária em Manga, mas têm o seu apoio requisitado – e até certo ponto disputado – a cada nova eleição.
Na disputa de 2009 eles voltariam a ficar em campos opostos. Doutor Cândido deu apoio quase simbólico ao então candidato Henrique Fraga (PP), em chapa que contava com a simpatia do deputado estadual Paulo Guedes (PT) e dos ex-prefeitos Haroldo Bandeira e Humberto Salles (PSB).
Ainda em 2009, Cecyvaldo acompanhou o então vereador Maurício Magalhães, o Cabeção (PR), na chapa vencedora do ex-prefeito Joaquim de Oliveira Sá, o Joaquim do Posto Shell (PPS), que patrocinou o golpe parlamentar que derrubou Humberto Salles na metade do seu segundo mandato em Manga. Salles já havia sido prefeito entre 1989/1992, quando também foi cassado a 10 dias do final do mandato.
Precisão cirúrgica
O mundo gira e a Lusitana roda. Chegamos às eleições municipais de 2012, quando os médicos novamente divergiram em seus apoios aos candidatos de turno. José Cevyvaldo apoiou a candidatura derrotada de Maurício Magalhães, enquanto Cândido Dourado fechou aliança de última hora com Paulo Guedes para indicar seu irmão, o atual vice-prefeito Eliel Seixas Dourado (PRB), para a vice de Anastácio Guedes (PT).
Cândido ganhou mais uma, mas a vitória foi de Pirro (aquela que tem alto custo). Dois anos depois, nas eleições para a Assembleia Legislativa, ele já estava contra Paulo Guedes em apoio explícito a Arlen Santiago (PTB), o amigão do ex-prefeito e agora novamente candidato Joaquim do Posto Shell.
Chegamos finalmente ao tempo presente. Cevyvaldo e Cândido, que são compadres e contraparentes, estão novamente em trincheiras opostas. Cândido trocou a companhia dos camisas vermelhas do PT pelo azul de Quinquinha do Posto Shell e seu parceiro Luiz do Foguete, com quem divide a chapa de oposição na disputa em Manga, desta vez polarizada entre dois nomes.
Os homens do jaleco branco, profissionais de alto gabarito em suas especialidades e figuras respeitadas no município fizeram suas apostas. Não há chances para um empate técnico. No dia 2 de outubro um dos projetos em debate para os próximos quatro anos será derrotado e um dos médicos vai faturar o acerto das suas escolhas. Faltam 45 dias para a votação e a sorte está lançada. Vamos ver qual dos bisturis tem maior precisão cirúrgica e capacidade para antever o futuro.(SITE DO LUIS C. GUEDES)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homenagem ao Professor

  Hoje, homenageamos aquele que incansavelmente dá o melhor de si para podermos aprender.  Nosso professor nos impulsiona todo dia a subir mais um degrau na busca pelo conhecimento. Ele sempre está pronto para nos ouvir, tirar dúvidas e ajudar no que for preciso.  Obrigado, professor! Não só pelo conhecimento que nos transmitiu, mas também pelo ser humano inspirador que você é. HOMENAGEM DO JORNAL PORTAL DE ITACARAMBI VAILTON FERREIRA-JORNALISTA

Berg Lima, ex-cantor da Banda Calcinha Preta, esteve nesta terça-feira(27), em Itacarambi pela segunda vez na IMPD.

                             BERG LIMA EM ITACARAMBI O Cantor gospel, Berg Lima, ex- vocalista da Banda Calcinha Preta, esteve cantando na IMPD-Igreja Mundial do  Poder de Deus de Itacarambi, a pedido do Pastor Rômulo Almeida. Berg Lima veio pela segunda vez, a primeira vez foi no ano passado e agora retornou fazendo uma turnê no Norte de Minas. A penúltima cidade a cantar foi na cidade de Januária, na segunda-feira(26). Nesta terça-feira, além de cantar, ele pregou a palavra trazendo muitas bençãos através de Jesus para mais de 500 fieis. A Igreja estava cheia, veio  gente de vários lugares, principalmente da Comunidade de Rancharia, município de São João das Missões. O pastor Rômulo, fez o culto, celebrando a NOITE DE ABRAÃO, profetizando nas vidas de cada fieis as bênçãos que Deus ofereceu para abraão como as estrelas do Céu. Quem é o Berg Lima? Logo depois de ser apontado pela revista...

CARLITO SE FORMA EM DIREITO, UM MOTIVO DE ORGULHO PARA NOSSA CIDADE DE ITACARAMBI

  Carlito Pereira da Costa, um advogado recém-formado, é motivo de orgulho para a cidade de Itacarambi. Após cinco anos de muito esforço e dedicação, ele finalmente concluiu a faculdade de Direito na Funorte. Sua jornada não foi fácil, pois todos os dias ele precisava viajar para Januária para assistir às aulas. Com 58 anos de idade, Carlito é um exemplo inspirador de determinação e perseverança. Ele mostrou que nunca é tarde para buscar conhecimento e alcançar seus objetivos. Mesmo com uma idade mais avançada, ele decidiu ingressar na faculdade de Direito e se dedicou intensamente aos estudos Ao concluir sua formação, Carlito sente-se recompensado por todo o esforço e sacrifício que fez ao longo dos anos. No entanto, ele não pretende parar por aí. Ele afirmou que continuará estudando, buscando sempre expandir seus conhecimentos e se manter atualizado na área jurídica. Carlito deixou um recado importante para as pessoas: nunca parem de estudar. Ele ressalta que não existe limite d...