Pular para o conteúdo principal

Esgoto polui todo o rio São Francisco no Estado


DÉBORA COSTA - ESPECIAL PARA O TEMPO

Os cerca de 235,6 mil km² que compreendem a extensão mineira da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco estão poluídos por esgoto doméstico. Municípios como Belo Horizonte, Contagem, Sabará e Betim, na região metropolitana, são os que mais contribuem para o problema, já que os resíduos vindos dessa área do Estado são despejados nas águas do rio das Velhas, um dos principais afluentes do Velho Chico.
O problema foi destacado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), que em um evento na manhã de ontem comemorou o Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco. A data é oficialmente celebrada em 3 de junho. O órgão exige que o governo federal realize a revitalização de toda a bacia, incluindo a melhoria no tratamento de esgotos despejados.
A situação foi atestada por diversos estudos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). No caso da região metropolitana, o maior problema está no tratamento parcial dos dejetos. De acordo com a professora do Departamento de Engenharia Sanitária da UFMG Silvia Corrêa Oliveira, que estuda a parte mineira do rio há sete anos, são encontrados em toda a bacia coliformes fecais e nutrientes como fósforo e nitrogênio, principais poluentes.
“Nenhuma cidade mineira trata o esgoto por completo. Os coliformes e os nutrientes são despejados. Podemos dizer que os nossos principais afluentes, como o rio das Velhas, estão mortos por tanta poluição”, afirmou.
Responsável pelo saneamento na região metropolitana, a Copasa não havia se posicionado sobre o assunto até o fechamento desta edição.
Transposição. O Ministério da Integração Social informou que as obras de transposição do rio São Francisco já estão 86,3% concluídas e devem ser entregues em dezembro deste ano.
O órgão diz que o projeto beneficiará 12 milhões de pessoas em 390 municípios de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, além de 294 comunidades rurais próximas aos canais. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homenagem ao Professor

  Hoje, homenageamos aquele que incansavelmente dá o melhor de si para podermos aprender.  Nosso professor nos impulsiona todo dia a subir mais um degrau na busca pelo conhecimento. Ele sempre está pronto para nos ouvir, tirar dúvidas e ajudar no que for preciso.  Obrigado, professor! Não só pelo conhecimento que nos transmitiu, mas também pelo ser humano inspirador que você é. HOMENAGEM DO JORNAL PORTAL DE ITACARAMBI VAILTON FERREIRA-JORNALISTA

Berg Lima, ex-cantor da Banda Calcinha Preta, esteve nesta terça-feira(27), em Itacarambi pela segunda vez na IMPD.

                             BERG LIMA EM ITACARAMBI O Cantor gospel, Berg Lima, ex- vocalista da Banda Calcinha Preta, esteve cantando na IMPD-Igreja Mundial do  Poder de Deus de Itacarambi, a pedido do Pastor Rômulo Almeida. Berg Lima veio pela segunda vez, a primeira vez foi no ano passado e agora retornou fazendo uma turnê no Norte de Minas. A penúltima cidade a cantar foi na cidade de Januária, na segunda-feira(26). Nesta terça-feira, além de cantar, ele pregou a palavra trazendo muitas bençãos através de Jesus para mais de 500 fieis. A Igreja estava cheia, veio  gente de vários lugares, principalmente da Comunidade de Rancharia, município de São João das Missões. O pastor Rômulo, fez o culto, celebrando a NOITE DE ABRAÃO, profetizando nas vidas de cada fieis as bênçãos que Deus ofereceu para abraão como as estrelas do Céu. Quem é o Berg Lima? Logo depois de ser apontado pela revista...

FELIZ 2024