Pular para o conteúdo principal

Índios Xacriabás fecham BR 135 manifestando a PEC 215.

Centenas de índios da tribo Xacriabá fecharam na manhã desta sexta-feira(23) um trecho da BR 135 saída da cidade de São João das Missões para o município de Itacarambi. Vários índios portavam arcos e flechas com coca na cabeça e todo pintado. Eles protestaram contra a PEC 215. Que se encontra na Câmara Federal para votação.
Vários veículos não puderam seguir viagem devida o impedimento de madeiras obstruindo a passagem dos carros. A Policia Militar acompanhou de perto o protesto. Enquanto tudo estava parado, alguns índios dançavam e cantavam para protestar a questão à demarcação territorial indígena.
Enquanto os índios protestam aqui em nossa região, A Comissão Especial das Demarcações de Terras Indígenas (PEC 215/00) adiou mais uma vez a votação do substitutivo que o relator, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), apresentou à proposta original. A reunião prevista para esta quinta-feira (22) foi cancelada, inicialmente, por falta de plenário disponível e, depois, pelo início da Ordem do Dia do Plenário da Câmara, que obriga a paralisação dos trabalhos das comissões. Nova tentativa de votação deve ocorrer na próxima terça ou quarta-feira (28).
A polêmica de tudo isso vem se arrastando desde 2000, segundo o presidente da comissão, deputado Nilson Leitão (PSDB-MT), apontou que a matéria tramita na Câmara desde o ano 2000 e tem de ser votada. “É difícil chegar a 100% de consenso para esse tipo de matéria. O texto ainda poderá ser alterado no Plenário. O que não pode é uma matéria ficar 15 anos aqui dentro porque não agrada a todos", disse.
Já em São João das Missões os índios permanecem na expectativa, esperando até terça-feira (28) onde será votada. Pelo parecer de Serraglio, a demarcação de terras indígenas passará a ser feita por lei de iniciativa do Executivo, e não mais por decreto, como acontece hoje. Na prática, essa medida dá ao Congresso Nacional a palavra final sobre novas reservas. A proposta tem o apoio dos ruralistas, em maioria na comissão especial, e o repúdio de deputados indigenistas e ambientalistas, para quem a medida pode representar a paralisação das demarcações de terras.

Por Vailton Ferreira. Com informação da  'Agência Câmara Notícias'
                                                       índios não deixaram nenhum véiculo passar.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homenagem ao Professor

  Hoje, homenageamos aquele que incansavelmente dá o melhor de si para podermos aprender.  Nosso professor nos impulsiona todo dia a subir mais um degrau na busca pelo conhecimento. Ele sempre está pronto para nos ouvir, tirar dúvidas e ajudar no que for preciso.  Obrigado, professor! Não só pelo conhecimento que nos transmitiu, mas também pelo ser humano inspirador que você é. HOMENAGEM DO JORNAL PORTAL DE ITACARAMBI VAILTON FERREIRA-JORNALISTA

Berg Lima, ex-cantor da Banda Calcinha Preta, esteve nesta terça-feira(27), em Itacarambi pela segunda vez na IMPD.

                             BERG LIMA EM ITACARAMBI O Cantor gospel, Berg Lima, ex- vocalista da Banda Calcinha Preta, esteve cantando na IMPD-Igreja Mundial do  Poder de Deus de Itacarambi, a pedido do Pastor Rômulo Almeida. Berg Lima veio pela segunda vez, a primeira vez foi no ano passado e agora retornou fazendo uma turnê no Norte de Minas. A penúltima cidade a cantar foi na cidade de Januária, na segunda-feira(26). Nesta terça-feira, além de cantar, ele pregou a palavra trazendo muitas bençãos através de Jesus para mais de 500 fieis. A Igreja estava cheia, veio  gente de vários lugares, principalmente da Comunidade de Rancharia, município de São João das Missões. O pastor Rômulo, fez o culto, celebrando a NOITE DE ABRAÃO, profetizando nas vidas de cada fieis as bênçãos que Deus ofereceu para abraão como as estrelas do Céu. Quem é o Berg Lima? Logo depois de ser apontado pela revista...

CARLITO SE FORMA EM DIREITO, UM MOTIVO DE ORGULHO PARA NOSSA CIDADE DE ITACARAMBI

  Carlito Pereira da Costa, um advogado recém-formado, é motivo de orgulho para a cidade de Itacarambi. Após cinco anos de muito esforço e dedicação, ele finalmente concluiu a faculdade de Direito na Funorte. Sua jornada não foi fácil, pois todos os dias ele precisava viajar para Januária para assistir às aulas. Com 58 anos de idade, Carlito é um exemplo inspirador de determinação e perseverança. Ele mostrou que nunca é tarde para buscar conhecimento e alcançar seus objetivos. Mesmo com uma idade mais avançada, ele decidiu ingressar na faculdade de Direito e se dedicou intensamente aos estudos Ao concluir sua formação, Carlito sente-se recompensado por todo o esforço e sacrifício que fez ao longo dos anos. No entanto, ele não pretende parar por aí. Ele afirmou que continuará estudando, buscando sempre expandir seus conhecimentos e se manter atualizado na área jurídica. Carlito deixou um recado importante para as pessoas: nunca parem de estudar. Ele ressalta que não existe limite d...