Pular para o conteúdo principal

Índia presa em Montes Claros, MG, relata a deputados abusos da PM

A índia Juvana Xacriabá participou de reunião com deputados em Belo Horizonte (Foto: Guilherme Bergamini/ ALMG)A índia Juvana Xacriabá participou de reunião com deputados em Belo Horizonte (Foto: Guilherme Bergamini/ ALMG)
A índia Juvana Xacriabá, presa durante um protesto de 7 de setembro em Montes Claros, no Norte de Minas Gerais, relatou a deputados abusos de policiais militares no ato de sua detenção.  A reunião foi realizada nesta quarta-feira (9) na Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte.
Segundo a Assembleia, Juvana contou que após ser imobilizada e algemada um policial colocou a perna sobre sua cabeça a impedindo de respirar. “Eu já estava jogada no chão como um bicho, algemada, com dois policiais segurando as minhas pernas e o PM que me abordou ainda colocou a perna em cima da minha cabeça. Fiquei um tempo sem conseguir respirar, sentindo a força do policial pressionando minha cabeça. Depois que ele tirou a perna, eu estava passando mal, quase desmaiei”, disse aos deputados.
A Polícia Militar informou que a índia, estudante em Montes Claros, estava exaltada e chutou um alambrado que separava um espaço reservado ao palco, montado na Avenida Deputado Esteves Rodrigues, onde eram realizados os desfiles em homenagem a Independência. Ainda de acordo com a PM, o alambrado caiu e atingiu policiais. Juvana Xacriabá foi conduzida à delegacia
Conforme a ALMG, ela relatou ainda que o tumulto, que culminou com sua prisão, ocorreu após um deboche do prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz (PRB), que teria provocado os manifestantes com gestos e postura “zombeteira.
Juvana afirmou aos deputados que não ameaçou o prefeito com uma flecha e que o objeto não se trata de uma arma, conforme a Assembleia. A índia disse que os manifestantes haviam colocado camisas nas flechas e estavam mostrando para o prefeito, de acordo com a ALMG.
Os deputados aprovaram um requerimento para marcar uma audiência pública em Montes Claros. Os parlamentares vão convidar o prefeito, o comandante da PM na região, o Secretário de Estado de Direitos Humanos, além de representantes da Polícia Federal e do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) para participar do encontro.(g1 grande Minas)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homenagem ao Professor

  Hoje, homenageamos aquele que incansavelmente dá o melhor de si para podermos aprender.  Nosso professor nos impulsiona todo dia a subir mais um degrau na busca pelo conhecimento. Ele sempre está pronto para nos ouvir, tirar dúvidas e ajudar no que for preciso.  Obrigado, professor! Não só pelo conhecimento que nos transmitiu, mas também pelo ser humano inspirador que você é. HOMENAGEM DO JORNAL PORTAL DE ITACARAMBI VAILTON FERREIRA-JORNALISTA

Berg Lima, ex-cantor da Banda Calcinha Preta, esteve nesta terça-feira(27), em Itacarambi pela segunda vez na IMPD.

                             BERG LIMA EM ITACARAMBI O Cantor gospel, Berg Lima, ex- vocalista da Banda Calcinha Preta, esteve cantando na IMPD-Igreja Mundial do  Poder de Deus de Itacarambi, a pedido do Pastor Rômulo Almeida. Berg Lima veio pela segunda vez, a primeira vez foi no ano passado e agora retornou fazendo uma turnê no Norte de Minas. A penúltima cidade a cantar foi na cidade de Januária, na segunda-feira(26). Nesta terça-feira, além de cantar, ele pregou a palavra trazendo muitas bençãos através de Jesus para mais de 500 fieis. A Igreja estava cheia, veio  gente de vários lugares, principalmente da Comunidade de Rancharia, município de São João das Missões. O pastor Rômulo, fez o culto, celebrando a NOITE DE ABRAÃO, profetizando nas vidas de cada fieis as bênçãos que Deus ofereceu para abraão como as estrelas do Céu. Quem é o Berg Lima? Logo depois de ser apontado pela revista...

FELIZ 2024