Pular para o conteúdo principal

AMAMS LANÇA NESTA SEXTA, O PRÊMIO DE RESPONSABILIDADE FISCAL E SOCIAL

PREMIO AMAMS 2
Acontece nesta sexta-feira 18/09, às 20 horas, o lançamento do Prêmio AMAMS Antônio Lafetá Rebelo de Responsabilidade Fiscal e Social. Mais de 60 prefeituras filiadas a AMAMS já confirmaram a participação e abraçaram este projeto realizado pela entidade, Inter TV Grande Minas, Sebrae-MG,  Unimontes e que tem como objetivo divulgar as boas ações desenvolvidas nos municípios na gestão pública e na melhoria da qualidade de vida da população.
Januária foi o primeiro município a receber a equipe para a realização do documentário. O prefeito Manoel Jorge elogiou o projeto da AMAMS e disse que a iniciativa é importante para mostrar de forma transparente como é investido o dinheiro do cidadão.
Outro município onde a equipe visitou e fez reportagem foi Bonito de Minas. O prefeito Zé Reis disse que gostou do viu no que estava sendo registrado no documentário.
O presidente da AMAMS, prefeito César Emílio Lopes Oliveira, de Capitão Enéas, disse que objetivo principal do prêmio é classificar as informações anuais fiscais e sociais dos municípios com base em indicadores da qualidade da gestão pública municipal. Compreendendo, estimulando e divulgando a cultura da responsabilidade fiscal e social na gestão pública municipal, calculando os indicadores, com uma gestão fiscal transparente, social e de  infraestrutura.
Durante anos os municípios brasileiros enfrentaram problemas tais como a inflação elevada, recessão econômica, carência de recursos para investimentos e, no âmbito interno, a ausência de instrumentos eficazes de planejamento e controle dos gastos públicos municipais, fatores estes que impactaram negativamente na gestão e no desempenho econômico e social dos municípios. A melhora dos indicadores de desenvolvimento está relacionada a uma maior eficiência da gestão pública. A busca pela maior eficiência na gestão pública também pauta-se por um maior controle dos gastos públicos e maior transparência na aplicação dos recursos, temas contidos na Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF.
Os municípios da mesorregião do Norte de Minas também passam por situação semelhante, e têm um agravante por serem considerados carentes de recursos, estarem em uma região historicamente desprovida de investimentos e médios a baixos níveis de desenvolvimento. Apesar de haver vários indicadores de medição da qualidade da gestão pública municipal no Brasil, pensou-se em avaliar, de forma mais específica, criando um indicador Fiscal e Social para os municípios da mesorregião norte de minas ou afiliados a AMAMS.
Idealizado pela entidade e operacionalizado pela Unimontes e em parceria com Sebrae-MG e MPMG, o prêmio AMAMS de Responsabilidade Fiscal e Social quer mostrar o desempenho das administrações municipais, por meio da análise dos dados oficiais a fim de verificar a qualidade da gestão pública municipal dos municípios afiliados.
Pretende-se avaliar o aspecto da responsabilidade fiscal (Quesitos da Lei de Responsabilidade Fiscal e da Lei de Transparência e acesso a informação) e o aspecto da responsabilidade social ( gastos municipais com saúde e educação).
PREMIAÇÃO
Em relação a premiação, o prêmio será dado aos três finalistas (Placas de ouro, prata e Bronze), no qual onde a InterTv fará uma campanha publicitária com direito a 30 (trinta) chamadas comerciais de (30) trinta segundos, distribuídas em vários programas. Cada um divulgando suas ações de destaque dentro dos aspectos fiscal e social, como também cada município premiado vai ser parte em uma reportagem especial da emissora, revelando os caminhos que levaram à premiação. Por fim o prêmio será entregue em uma noite solene com a participação de autoridades, convidados e todos os gestores filiados à AMAMS.
ASCOM/AMAMS  – Montes Claros, 16 de setembro de 2015

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homenagem ao Professor

  Hoje, homenageamos aquele que incansavelmente dá o melhor de si para podermos aprender.  Nosso professor nos impulsiona todo dia a subir mais um degrau na busca pelo conhecimento. Ele sempre está pronto para nos ouvir, tirar dúvidas e ajudar no que for preciso.  Obrigado, professor! Não só pelo conhecimento que nos transmitiu, mas também pelo ser humano inspirador que você é. HOMENAGEM DO JORNAL PORTAL DE ITACARAMBI VAILTON FERREIRA-JORNALISTA

Berg Lima, ex-cantor da Banda Calcinha Preta, esteve nesta terça-feira(27), em Itacarambi pela segunda vez na IMPD.

                             BERG LIMA EM ITACARAMBI O Cantor gospel, Berg Lima, ex- vocalista da Banda Calcinha Preta, esteve cantando na IMPD-Igreja Mundial do  Poder de Deus de Itacarambi, a pedido do Pastor Rômulo Almeida. Berg Lima veio pela segunda vez, a primeira vez foi no ano passado e agora retornou fazendo uma turnê no Norte de Minas. A penúltima cidade a cantar foi na cidade de Januária, na segunda-feira(26). Nesta terça-feira, além de cantar, ele pregou a palavra trazendo muitas bençãos através de Jesus para mais de 500 fieis. A Igreja estava cheia, veio  gente de vários lugares, principalmente da Comunidade de Rancharia, município de São João das Missões. O pastor Rômulo, fez o culto, celebrando a NOITE DE ABRAÃO, profetizando nas vidas de cada fieis as bênçãos que Deus ofereceu para abraão como as estrelas do Céu. Quem é o Berg Lima? Logo depois de ser apontado pela revista...

CARLITO SE FORMA EM DIREITO, UM MOTIVO DE ORGULHO PARA NOSSA CIDADE DE ITACARAMBI

  Carlito Pereira da Costa, um advogado recém-formado, é motivo de orgulho para a cidade de Itacarambi. Após cinco anos de muito esforço e dedicação, ele finalmente concluiu a faculdade de Direito na Funorte. Sua jornada não foi fácil, pois todos os dias ele precisava viajar para Januária para assistir às aulas. Com 58 anos de idade, Carlito é um exemplo inspirador de determinação e perseverança. Ele mostrou que nunca é tarde para buscar conhecimento e alcançar seus objetivos. Mesmo com uma idade mais avançada, ele decidiu ingressar na faculdade de Direito e se dedicou intensamente aos estudos Ao concluir sua formação, Carlito sente-se recompensado por todo o esforço e sacrifício que fez ao longo dos anos. No entanto, ele não pretende parar por aí. Ele afirmou que continuará estudando, buscando sempre expandir seus conhecimentos e se manter atualizado na área jurídica. Carlito deixou um recado importante para as pessoas: nunca parem de estudar. Ele ressalta que não existe limite d...