Pular para o conteúdo principal

ALMG: Sindicato dos Jornalistas é homenageado no Plenário

A reunião contou com a presença de ex-dirigentes da entidade, profissionais da imprensa, representantes de veículos de comunicação e autoridades
Em Reunião Especial de Plenário na noite desta segunda-feira (21/9/15), a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) homenageou o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG) pelos 70 anos de sua fundação. A reunião foi presidida pelo deputado Ricardo Faria (PCdoB) e contou com a presença de ex-dirigentes da entidade, profissionais da imprensa, representantes de veículos de comunicação e autoridades.Autor do requerimento da homenagem, o deputado Rogério Correia (PT) lembrou o começo de sua atuação como militante para registrar que, durante a ditadura militar, foi na Casa dos Jornalistas, sob a gestão do ex-presidente Dídimo Paiva, que foram rodados boletins de greves. “Isso mostra o espírito democrático da entidade”, exemplificou. Nesse sentido, ele citou a aprovação de projeto de lei de sua autoria que instituiu a Semana Estadual pela Liberdade de Expressão, pela Democratização dos Meios de Comunicação e pelo Direito à Informação Pública. o Presidente do sindicato Kerison Lopes, recebeu a placa comemorativa e destacou em seu pronunciamento que o momento em que se comemoram os 70 anos do sindicato é oportuno para ressaltar a responsabilidade individual e coletiva dos jornalistas na construção de uma sociedade livre e justa.
O jornalista também destacou que a homenagem coincidiu com a passagem do Dia Internacional da Paz, o que, segundo ele, deu ainda mais sentido à comemoração. “Quando a entidade foi criada, estava chegando ao fim a II Guerra Mundial”, frisou Kerison Lopes, enumerando passagens da história do sindicato, que abrigou encontros de resistência à censura, acolheu movimentos como as Diretas Já e pela liberdade sindical, entre outros. “O momento é de celebrar uma longa tradição democrática do sindicato e de reafirmar a liberdade como princípio”, pontuou o dirigente.

ALMG defende o jornalismo impulsionado pelo sindicato

Representando o presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes (PMDB), o deputado Ricardo Faria afirmou que “o Parlamento mineiro incentiva o jornalismo impulsionado pelo sindicato, pois trata-se de um exercício de liberdade responsável, regido por normas éticas em busca do aperfeiçoamento de nossas instituições republicanas”.
Ao mesmo tempo, afirmou o deputado, os jornalistas e sua entidade devem ter suas ações reconhecidas por meio de melhores condições de trabalho e de qualidade de vida para os profissionais. Destacando que o jornalismo ainda lida em seu cotidiano com intimidação, censura e ataques éticos à consciência de classe, o deputado destacou que a Assembleia de Minas está atenta aos fatos. Nesse sentido, foi lembrado que no dia 9 de setembro a Comissão de Direitos Humanos debateu a volência contra jornalistas, cobrando a apuração dos casos, e que no ano passado a ALMG promoveu o Ciclo de Debates “Comunicação, Regulação e Democracia”. 
Durante a solenidade, houve apresentação do quinteto de cordas Sinfônico Mineiro e também foram homenageados no Plenário os ex-presidentes do SJPMG, José Mendonça, Dídimo Paiva, Guy de Almeida e José Maria Rabelo, que relembraram momentos de sua história como profissionais do jornalismo. 

Mesa - Entre as autoridades que compuseram a mesa da solenidade, estavam os deputados federais Jô Moraes (PCdoB-MG) e Wadson Ribeiro (PCdoB-MG); os secretários de Estado de Comunicação, Marcos Gimenez, de Cultura, Angelo Oswaldo, e de Direitos Humanos, Nilmário Miranda; o prefeito de Contagem, Carlin Moura; o vereador Adriano Ventura, representando a Câmara Municipal de Belo Horizonte; o presidente da Belotur, Mauro Werkema; o diretor da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Aloísio Martins; e a presidente da CUT-MG, Beatriz Cerqueira.

com informação da ascom da ALMG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homenagem ao Professor

  Hoje, homenageamos aquele que incansavelmente dá o melhor de si para podermos aprender.  Nosso professor nos impulsiona todo dia a subir mais um degrau na busca pelo conhecimento. Ele sempre está pronto para nos ouvir, tirar dúvidas e ajudar no que for preciso.  Obrigado, professor! Não só pelo conhecimento que nos transmitiu, mas também pelo ser humano inspirador que você é. HOMENAGEM DO JORNAL PORTAL DE ITACARAMBI VAILTON FERREIRA-JORNALISTA

Berg Lima, ex-cantor da Banda Calcinha Preta, esteve nesta terça-feira(27), em Itacarambi pela segunda vez na IMPD.

                             BERG LIMA EM ITACARAMBI O Cantor gospel, Berg Lima, ex- vocalista da Banda Calcinha Preta, esteve cantando na IMPD-Igreja Mundial do  Poder de Deus de Itacarambi, a pedido do Pastor Rômulo Almeida. Berg Lima veio pela segunda vez, a primeira vez foi no ano passado e agora retornou fazendo uma turnê no Norte de Minas. A penúltima cidade a cantar foi na cidade de Januária, na segunda-feira(26). Nesta terça-feira, além de cantar, ele pregou a palavra trazendo muitas bençãos através de Jesus para mais de 500 fieis. A Igreja estava cheia, veio  gente de vários lugares, principalmente da Comunidade de Rancharia, município de São João das Missões. O pastor Rômulo, fez o culto, celebrando a NOITE DE ABRAÃO, profetizando nas vidas de cada fieis as bênçãos que Deus ofereceu para abraão como as estrelas do Céu. Quem é o Berg Lima? Logo depois de ser apontado pela revista...

FELIZ 2024