Pular para o conteúdo principal

Presidente da Câmara Municipal de Itacarambi DIMAS BRASILEIRO, atropela legislação e convida indio para falar na Tribuna

Presidente da Câmara Municipal de Itacarambi DIMAS BRASILEIRO, atropela legislação e independência do Município para atender interesse particular e traz Índio Xacriabá para discursar no Plenário.
Na ultima quarta-feira(26) a Sessão do plenário da Câmara Municipal de Itacarambi, ficou num clima muito tenso, quando o presidente da casa Vereador Dimas Brasileiro trouxe para o plenário, o índio Xacriabá “Cacique João de Jovina” para falar na Tribuna da Câmara Municipal de Itacarambi sobre uma reivindicação em trazer para a Comunidade da Várzea Grande, em Itacarambi, os serviços da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).Ao iniciar os trabalhos o presidente convidou de o Cacique para expor a tal reivindicação,
Antes o Vereador Juvenal da Cemig que é irmão do atual contador da Câmara de Itacarambi, recentemente contratado pelo presidente  Dimas Brasileiro.  pediu autorização para falar, concedido, o mesmo começou a dizer sobre a questão dos índios. Muito exaltado falou que a atual gestão  foi o primeiro a formar um grupo de vereadores para marchar para Brasília e ser contra a demarcação territorial indígena na região de Itacarambi e citando alguns colegas, falando que o prefeito tinha enganado eles. Antes de terminar a palavra, o vereador Emerson Barbosa não gostou do que tinha ouvido e disse que ele sabe muito bem sobre a questão indígena sobre a demarcação territorial, citando que a Comunidade da Várzea Grande não foi regulamentada pela justiça e que a região da ICIL, remanso não pode ser demarcada porque não concorda. E falou que é bem crescido para ser enganado por qualquer pessoa, apresentou durante o debate a decisão da Juíza Federal em suspender o processo administrativo da Funai sobre a questão das terras ocupadas.
O vereador José de Horácio(PDT) também rebateu sobre a questão da marcha dos vereadores a Brasília-DF, disse “Eu venho acompanhando os caminhos e decisões não somente com a Câmara e sim com a justiça, é prematuro eu falar aqui sobre a questão que está sendo levantada, é sabido que a comunidade da Várzea Grande não é território indígena, somente a justiça poderá dizer”. Falou o vereador e mostrou a decisão onde a Justiça Federal acabara de suspender o processo administrativo impetrado pela Funai sobre a questão da área tradicional ocupada por indígenas, e, para conhecimento de todos publicamos:
Numeração única: 10917-73.2015.4.01.3400 - AÇÃO ORDINÁRIA / OUTRAS AUTOR: MUNICIPIO DE ITACARAMBI - ADVOGADO: MG0076412B - DENISE CERIZE KOLLING e Outros.
REU: UNIAO FEDERAL - REU: FUNDACAO NACIONAL DO INDIO FUNAI

A Exma. Sra. Juíza exarou:
(...) Diante desse quadro fático probatório evidencia-se a verossimilhança dos fatos narrados pelo autor, consubstanciada na falta da transposição inequívoca do obstáculo constitucional da tradicionalidade pela Funai, de forma a viabilizar o reconhecimento da nova região a ser incorporada na TI como área tradicionalmente ocupada por indígenas. O perigo da demora ressai da iminente possibilidade de perda de extensa área pelo município autor, em razão de procedimento administrativo possivelmente eivado de vícios. Portanto, presentes os pressupostos a autorizá-la, DEFIRO o pedido de antecipação de tutela, determinando aos Réus que suspendam o Processo Administrativo FUNAI/BSB 08620.040804/20013-89 de identificação, delimitação e ampliação da suposta terra indígena Xakriabá. Cite-se. Intimem-se, com urgência

O debate começou a ficar esquentado, quando o vereador Juvenal insistiu em falar pela segunda vez mas foi impedido pelo presidente, o mesmo ficando nervoso insistia em falar mas infelizmente a proibição persistia, o mesmo gritou que não ficaria mas no plenário e resolveu abandonar o local e foi embora, antes os colegas tentaram controlar a situação mas não teve jeito. 
Depois da celeuma criada, o presidente falou sobre a questão do requerimento que a liderança indígena teria enviado a Câmara para que todos pudessem aprová-la, e que as reivindicações levantadas pelos índios em trazer uma unidade da SESAI para atender os moradores de Várzea Grande e que alguns funcionários já estariam sendo nomeados para tomar a frente dos atendimentos dos pacientes, citando até mesmo sua irmã que é enfermeira para assumir a tal função.vale lembrar  que existe uma comissão formada pelos Vereadores Dr. Emerson Barbosa, José de Horácio e Alberto para acompanhar  todas as questões de interesses do município em relação a Funai.
De imediato concedeu a palavra ao cacique que trazendo debaixo dos braços um livro de cor vermelha dizendo que era a Legislação nacional indígena. Disse “não sabemos que a demarcação dessas terras serão este ano ou daqui 5 anos, vim aqui pedir uma ajuda a vocês, queremos uma melhoria de vida para o nosso povo, não queremos colocar nossa comunidade em conflitos”disse o indio. Alguns Vereadores questionaram o cacique, sobre como pode a SESAI montar uma unidade de saúde na várzea Grande se o local não é área indígena e, que fica em um outro município. O mesmo respondeu “que mesmo assim irá atender os moradores e que já tem funcionários técnico de enfermagem, enfermeiro e auxiliares para começar atender brevemente os moradores”
O vereador Valter da Saúde lembrou que participou a alguns meses de uma reunião com a Superintende Regional da Sesai de nome Fátima que disse ser impossível montar uma base de saúde no local porque não é território indígena. O cacique não soube responder e ficou calado, dizendo que mesmo assim irá montar a unidade para atendimento dos pacientes, demonstrando com isso a intransigência do mesmo.
Finalizando este artigo, gostaria de fazer alguns questionamentos:
-Porque fui impedido de trabalhar?
-Se ele recebeu orientação neste sentido?
-Porque os vereadores , na maioria  nem tinha conhecimento do tal requerimento, obrigando-o assinar sozinho?
-Se ele não estaria atropelando a legislação e a independência  e a tranquilidade  do município de Itacarambi, para defender interesses particulares?
-Se  existe por traz disto tudo algum tipo de acordo?
E por ultimo, se ele sabe quantos enfermeiros estão hoje desempregados no município de Itacarambi?

Por Vailton Ferreira.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homenagem ao Professor

  Hoje, homenageamos aquele que incansavelmente dá o melhor de si para podermos aprender.  Nosso professor nos impulsiona todo dia a subir mais um degrau na busca pelo conhecimento. Ele sempre está pronto para nos ouvir, tirar dúvidas e ajudar no que for preciso.  Obrigado, professor! Não só pelo conhecimento que nos transmitiu, mas também pelo ser humano inspirador que você é. HOMENAGEM DO JORNAL PORTAL DE ITACARAMBI VAILTON FERREIRA-JORNALISTA

Berg Lima, ex-cantor da Banda Calcinha Preta, esteve nesta terça-feira(27), em Itacarambi pela segunda vez na IMPD.

                             BERG LIMA EM ITACARAMBI O Cantor gospel, Berg Lima, ex- vocalista da Banda Calcinha Preta, esteve cantando na IMPD-Igreja Mundial do  Poder de Deus de Itacarambi, a pedido do Pastor Rômulo Almeida. Berg Lima veio pela segunda vez, a primeira vez foi no ano passado e agora retornou fazendo uma turnê no Norte de Minas. A penúltima cidade a cantar foi na cidade de Januária, na segunda-feira(26). Nesta terça-feira, além de cantar, ele pregou a palavra trazendo muitas bençãos através de Jesus para mais de 500 fieis. A Igreja estava cheia, veio  gente de vários lugares, principalmente da Comunidade de Rancharia, município de São João das Missões. O pastor Rômulo, fez o culto, celebrando a NOITE DE ABRAÃO, profetizando nas vidas de cada fieis as bênçãos que Deus ofereceu para abraão como as estrelas do Céu. Quem é o Berg Lima? Logo depois de ser apontado pela revista...

CARLITO SE FORMA EM DIREITO, UM MOTIVO DE ORGULHO PARA NOSSA CIDADE DE ITACARAMBI

  Carlito Pereira da Costa, um advogado recém-formado, é motivo de orgulho para a cidade de Itacarambi. Após cinco anos de muito esforço e dedicação, ele finalmente concluiu a faculdade de Direito na Funorte. Sua jornada não foi fácil, pois todos os dias ele precisava viajar para Januária para assistir às aulas. Com 58 anos de idade, Carlito é um exemplo inspirador de determinação e perseverança. Ele mostrou que nunca é tarde para buscar conhecimento e alcançar seus objetivos. Mesmo com uma idade mais avançada, ele decidiu ingressar na faculdade de Direito e se dedicou intensamente aos estudos Ao concluir sua formação, Carlito sente-se recompensado por todo o esforço e sacrifício que fez ao longo dos anos. No entanto, ele não pretende parar por aí. Ele afirmou que continuará estudando, buscando sempre expandir seus conhecimentos e se manter atualizado na área jurídica. Carlito deixou um recado importante para as pessoas: nunca parem de estudar. Ele ressalta que não existe limite d...