Pular para o conteúdo principal

CHEIA DO RIO SÃO FRANCISCO NÃO DUROU NEM UM MÊS, E COMEÇA A AGONIZAR NA REGIÃO DE ITACARAMBI.

                                        local onde a Balsa presta serviço de travessia de veiculos em Itacarambi
Por Vailton Ferreira(jornal portal de itacarambi)
O nível manancial do Rio São Francisco  está muito baixo na região do município de Itacarambi, há uma semana que a balsa que presta serviço de travessia para as cidades de Jaiba e Janaúba esta comprometida devido a o baixo nível do rio. O visual do rio transformou numa verdadeira tristeza para quem vive o dia a dia da pesca e na retirada de cascalho no meio do rio. Os ribeirinhos estão com muito medo se o rio não vier a encher nesses meses de fevereiro e março época da chuva.
No inicio de dezembro choveu bastante na cabeceira do Velho Chico, trazendo uma cheia até favorável, mas agora depois de um mês, rio começa a ficar numa situação drástica. em Pirapora, no Norte de Minas. Sempre muito movimentada no verão, desta vez, a cidade  sofre com a falta de  visitantes. O Balneário das Duchas do Velho Chico, principal atração turística da cidade, está praticamente seco. Enquanto comerciantes e pescadores reclamam do prejuízo, toda a população está preocupada, porque nunca viu o rio tão vazio em janeiro, e espera dias piores no segundo semestre. Em plena temporada que deveria ser de chuva, a situação já é critica.
Nossa reportagem esteve nesta semana em Manga e deparou com a travessia dos carros para o outro lado da Cidade de Matias Cardoso e deparou com a balsa travessando centenas de carros numa pressa danada, pois é o único lugar que ainda consegue prestar este serviço, o local do porto tem uma profundidade ainda acessível para travessar os veículos. Mas se o rio continuar secando deste jeito a situação pode piorar no decorrer dos dias.
Para muitos moradores que dependem do rio teme uma seca pior que a do ano passado. Até mesmo o abastecimento de água pela Copasa gera um desconforto na população das cidades de Itacarambi e Januaria. Ainda não é momento de muita preocupação, mas tem deixado muitas pessoas em alerta.
Tem até pessoas abrindo poços artesianos na zona rural para precaver e tentar sair fora da seca. Segundo o Blogueiro Edivaldo Braga O Rio São Francisco vem enfrentando uma das maiores secas da sua existência, as várias cidades das suas margens sofrem com a falta de água. São inúmeros os relatos dos ribeirinhos, que contam as dificuldades enfrentadas no seu cotidiano. Muitos caminham a pé pelo leito do rio até chegarem à cidade e fazem o mesmo trajeto de volta para casa. Alunos das redes públicas chegam a usar três transportes para ir à escola, acordam às 5h para poder assistir a segunda aula por que a primeira não é possível. Os ribeirinhos estão aportando os seus barcos nas margens de um rio seco. Sem profundidade, as barcas de médio porte não conseguem navegar e os barqueiros buscam outras formas de sobrevivência, pois o transporte coletivo ficou impossibilitado. Os ribeirinhos estão substituindo os barcos por bicicleta, carroças, carrinhos de mão, entre outras possibilidades de locomoção. Estampou em seu blog esta manifestação.
Já a população de Itacarambi, inclusive os vazanteiros que nesta época tem plantado milho, feijão, abobora, mandioca e melancia não acredita que terá uma safra boa neste ano. Muitos plantaram milho nas ilhas mas o sol veio e secou todos os pés matando toda a plantação.

‘’há muitos anos atrás nesta época eu plantava tanto milho que dava para vender e alimentar meus animais, hoje infelizmente o eu estou deparando é um sofrimento’’ desabafou um vazanteiro. Enfim, se as autoridades não tomar nenhuma providência a situação pode ficar muito pior.
                                                                        RIO EM ITACARAMBI
                                                BALSA TRAVESSANDO VEICULOS NA CIDADE DE MANGA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homenagem ao Professor

  Hoje, homenageamos aquele que incansavelmente dá o melhor de si para podermos aprender.  Nosso professor nos impulsiona todo dia a subir mais um degrau na busca pelo conhecimento. Ele sempre está pronto para nos ouvir, tirar dúvidas e ajudar no que for preciso.  Obrigado, professor! Não só pelo conhecimento que nos transmitiu, mas também pelo ser humano inspirador que você é. HOMENAGEM DO JORNAL PORTAL DE ITACARAMBI VAILTON FERREIRA-JORNALISTA

Berg Lima, ex-cantor da Banda Calcinha Preta, esteve nesta terça-feira(27), em Itacarambi pela segunda vez na IMPD.

                             BERG LIMA EM ITACARAMBI O Cantor gospel, Berg Lima, ex- vocalista da Banda Calcinha Preta, esteve cantando na IMPD-Igreja Mundial do  Poder de Deus de Itacarambi, a pedido do Pastor Rômulo Almeida. Berg Lima veio pela segunda vez, a primeira vez foi no ano passado e agora retornou fazendo uma turnê no Norte de Minas. A penúltima cidade a cantar foi na cidade de Januária, na segunda-feira(26). Nesta terça-feira, além de cantar, ele pregou a palavra trazendo muitas bençãos através de Jesus para mais de 500 fieis. A Igreja estava cheia, veio  gente de vários lugares, principalmente da Comunidade de Rancharia, município de São João das Missões. O pastor Rômulo, fez o culto, celebrando a NOITE DE ABRAÃO, profetizando nas vidas de cada fieis as bênçãos que Deus ofereceu para abraão como as estrelas do Céu. Quem é o Berg Lima? Logo depois de ser apontado pela revista...

FELIZ 2024