Pular para o conteúdo principal

PRODUTORES RURAIS DE ITACARAMBI VÃO ATÉ ALMG DE MINAS PARA DEBATER DEMARCAÇÃO DE TERRAS INDÍGENAS



agencia de noticias da almg
Twit
Divergências entre indígenas e produtores rurais marcaram a conferência da Câmara dos Deputados sobre o processo de demarcação de terras indígenas realizada nesta segunda-feira (26/5/14) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Em discussão, o Proposta de Emenda à Constituição Federal (PEC) 215/00, que trata da forma como são feitas as demarcações de terras indígenas pela Fundação Nacional do Índio (Funai).
Durante o debate, marcado pela grande presença de produtores rurais de Pompéu, Itacarambi e Matinho Campos, quatro indígenas apareceram com faixas, demonstrando descontentamento com a condução da conferência, já que não havia representantes dos indígenas à mesa.
              PREFEITO RAMON CAMPOS DEBATENDO.
O deputado federal Domingos Sávio (PSDB-MG) se exaltou ante a manifestação dos índios. “Sempre respeitamos os índios. Estamos aqui com a intenção de dialogar. Acredito que a situação em Minas Gerais seja mentirosa. Muitos produtores foram expropriados sem indenização. Não culpo os índios, mas o governo covarde, que, num gesto socialista, está desrespeitando o direito de propriedade”, afirmou. O deputado federal Toninho Pinheiro (PP-MG) endossou a fala do colega, dizendo acreditar que, para muitas regiões carentes, como o Norte de Minas, a agropecuária é a única chance de progresso.
O deputado Carlos Pimenta (PDT) declarou considerar um desrespeito a ausência da Funai no debate, já que a entidade não mandou nenhum representante. "É inadmissível que a Funai e o Ministério Público não tenham mandado ninguém. Não queremos que os produtores rurais percam suas terras, e eles têm sido tratados como bandidos", afirmou. O deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB) concordou com o colega. "Fazendas antigas, grandes e pequenas, estão sendo tomadas para serem demarcadas. O direito à propriedade precisa ser respeitado", defendeu.
O coordenador do Conselho Indigenista Missionário (Cimi Regional Leste), Antônio Eduardo Cerqueira de Oliveira, também destacou a ausência de várias entidades interessadas no debate, especialmente aquelas que representam os índios e a própria Comissão de Direitos Humanos da ALMG. "O processo de demarcação tem sido fruto de embates, mas se as autoridades aceitassem a riqueza da cultura indígena, tudo seria mais fácil", afirmou. "Há várias cidades que melhoraram depois da demarcação das terras indígenas, como Bertópolis, onde os maxacali impulsionaram a economia local", continuou.
                                    DEPUTADO CARLOS PIMENTA
Ele disse também que os debates sobre a PEC 215/00 têm sido influenciados por questões políticas e preconceituosas. “A verdade é que as demarcações recentes são todas fruto de ações judiciais. As principais demarcações de terras indígenas aconteceram nos governos Collor, Sarney e Fernando Henrique Cardoso”, assegurou.
Suspeita de fraudes recai sobre demarcações
O diretor da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Marcos de Abreu e Silva, disse que, de acordo com a Constituição Federal, só têm direito à demarcação os índios estabelecidos em determinado território até 5 de outubro de 1988. Para ele, a autodeclaração de direito é uma “aberração política”.
 FOTOS DA ALMG




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homenagem ao Professor

  Hoje, homenageamos aquele que incansavelmente dá o melhor de si para podermos aprender.  Nosso professor nos impulsiona todo dia a subir mais um degrau na busca pelo conhecimento. Ele sempre está pronto para nos ouvir, tirar dúvidas e ajudar no que for preciso.  Obrigado, professor! Não só pelo conhecimento que nos transmitiu, mas também pelo ser humano inspirador que você é. HOMENAGEM DO JORNAL PORTAL DE ITACARAMBI VAILTON FERREIRA-JORNALISTA

Berg Lima, ex-cantor da Banda Calcinha Preta, esteve nesta terça-feira(27), em Itacarambi pela segunda vez na IMPD.

                             BERG LIMA EM ITACARAMBI O Cantor gospel, Berg Lima, ex- vocalista da Banda Calcinha Preta, esteve cantando na IMPD-Igreja Mundial do  Poder de Deus de Itacarambi, a pedido do Pastor Rômulo Almeida. Berg Lima veio pela segunda vez, a primeira vez foi no ano passado e agora retornou fazendo uma turnê no Norte de Minas. A penúltima cidade a cantar foi na cidade de Januária, na segunda-feira(26). Nesta terça-feira, além de cantar, ele pregou a palavra trazendo muitas bençãos através de Jesus para mais de 500 fieis. A Igreja estava cheia, veio  gente de vários lugares, principalmente da Comunidade de Rancharia, município de São João das Missões. O pastor Rômulo, fez o culto, celebrando a NOITE DE ABRAÃO, profetizando nas vidas de cada fieis as bênçãos que Deus ofereceu para abraão como as estrelas do Céu. Quem é o Berg Lima? Logo depois de ser apontado pela revista...

FELIZ 2024