Pular para o conteúdo principal

A BELEZA DO VELHO CHICO E O CONTRASTE DO ASSOREAMENTO NA CIDADE RIBEIRINHA DE ITACARAMBI.



Por Vailton Ferreira
Quem chega na cidade de Itacarambi, Norte de Minas, depara com uma paisagem linda no Cais da Água Viva uma das orlas do Rio São Francisco. Mas o que  vemos é um rio agonizando com poucas aguas. No lugar que deveria ser navegável, o contraste é deparado bem de perto pelos moradores do município de aproximadamente 17 mil habitantes.
“O rio tá morrendo aos poucos, tem mais de 10 anos que ele não secava assim””, falou um pescador. As pequenas “”croas” nome dado as praias que formam no meio do rio, interrompe as navegações dos pequenos barcos. Dificultando o transporte das pessoas .A travessia da balsa para outro lado com destino as cidades de Jaiba e Janaúba, poderá interromper a qualquer momento o transporte dos veículos. Porque a formação de bancos de areias são eminentes.
Se por ventura isso vier acontecer muitas pessoas sairão prejudicadas. O único local para a travessia fica numa distancia de mais de 40 quilômetros, no município de Manga. Com tanto banco de areia, o serviço dos tiradores de areia ficou mais lucrativo. Por causa do fácil acesso aos locais.
Com a falta da chuva, a vazão do rio, controlada pela Chesf, que era de 1.300 m cúbicos por segundo, passará a ser de 1.100 m cúbicos por segundo. A redução do nível do rio, haverá redução também dos gastos com o funcionamento das termoelétricas. O Ibama já aprovou o projeto.
O período de cheia da região é entre os meses de dezembro a março, sem chuva, os prejuízos ambientais já começaram a dar sinal, a erosão nas margens do Velho Chico se torna evidente, a formação de bancos de areia é constante e a reprodução dos peixes está sendo reduzida.
O ribeirinho que vê aos poucos, mudanças profundas no Velho Chico, espera uma melhoria no cenário dos ribeirinhos.
Enquanto não chove, infelizmente a visão que temos hoje é um rio esquelético com uma cor diferente e uma água turva com um cheiro diferente. A tristeza que presenciamos nos olhares do barranqueiros é uma desolação, enfim, esta é uma das maiores seca que presenciamos neste ano de 2014.
     "CROA" NO MEIO DO RIO
        OS TIRADORES DE AREIA NO MEIO DO RIO
           AS  PRAIAS QUE APARECERAM NO MEIO DO RIO
            PEQUENAS EMBARCAÇÕES AINDA CONSEGUE NAVEGAR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homenagem ao Professor

  Hoje, homenageamos aquele que incansavelmente dá o melhor de si para podermos aprender.  Nosso professor nos impulsiona todo dia a subir mais um degrau na busca pelo conhecimento. Ele sempre está pronto para nos ouvir, tirar dúvidas e ajudar no que for preciso.  Obrigado, professor! Não só pelo conhecimento que nos transmitiu, mas também pelo ser humano inspirador que você é. HOMENAGEM DO JORNAL PORTAL DE ITACARAMBI VAILTON FERREIRA-JORNALISTA

Berg Lima, ex-cantor da Banda Calcinha Preta, esteve nesta terça-feira(27), em Itacarambi pela segunda vez na IMPD.

                             BERG LIMA EM ITACARAMBI O Cantor gospel, Berg Lima, ex- vocalista da Banda Calcinha Preta, esteve cantando na IMPD-Igreja Mundial do  Poder de Deus de Itacarambi, a pedido do Pastor Rômulo Almeida. Berg Lima veio pela segunda vez, a primeira vez foi no ano passado e agora retornou fazendo uma turnê no Norte de Minas. A penúltima cidade a cantar foi na cidade de Januária, na segunda-feira(26). Nesta terça-feira, além de cantar, ele pregou a palavra trazendo muitas bençãos através de Jesus para mais de 500 fieis. A Igreja estava cheia, veio  gente de vários lugares, principalmente da Comunidade de Rancharia, município de São João das Missões. O pastor Rômulo, fez o culto, celebrando a NOITE DE ABRAÃO, profetizando nas vidas de cada fieis as bênçãos que Deus ofereceu para abraão como as estrelas do Céu. Quem é o Berg Lima? Logo depois de ser apontado pela revista...

CARLITO SE FORMA EM DIREITO, UM MOTIVO DE ORGULHO PARA NOSSA CIDADE DE ITACARAMBI

  Carlito Pereira da Costa, um advogado recém-formado, é motivo de orgulho para a cidade de Itacarambi. Após cinco anos de muito esforço e dedicação, ele finalmente concluiu a faculdade de Direito na Funorte. Sua jornada não foi fácil, pois todos os dias ele precisava viajar para Januária para assistir às aulas. Com 58 anos de idade, Carlito é um exemplo inspirador de determinação e perseverança. Ele mostrou que nunca é tarde para buscar conhecimento e alcançar seus objetivos. Mesmo com uma idade mais avançada, ele decidiu ingressar na faculdade de Direito e se dedicou intensamente aos estudos Ao concluir sua formação, Carlito sente-se recompensado por todo o esforço e sacrifício que fez ao longo dos anos. No entanto, ele não pretende parar por aí. Ele afirmou que continuará estudando, buscando sempre expandir seus conhecimentos e se manter atualizado na área jurídica. Carlito deixou um recado importante para as pessoas: nunca parem de estudar. Ele ressalta que não existe limite d...