Pular para o conteúdo principal

Justiça decide que bens de Corbi e outros acusados de corrupção continuarão bloqueados

Por Fábio Oliva
Continuarão bloqueados os bens do negociante e agiota Marcus Vinícius Crispim, o Corbi (foto), de Januária-MG e demais acusados de envolvimento em fraudes a licitações no município de Itacarambi-MG. A medida atinge, entre outros, Luísa Figueiredo Cerqueira Crispim, Marcus Vinícius Crispim Filho e a empresa Figueiredo & Crispim Transportes e Serviços Ltda.
Atualmente Corbi está recolhido ao Presídio Regional de Montes Claros, acusado pela Polícia Federal e pelos Ministérios Públicos Estadual e Federal de participar de fraudes a licitações que deram prejuízo de milhões de reais em diversas prefeituras do Norte de Minas.
A decisão da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, tomada terça-feira (11), foi divulgada nesta sexta-feira (21) no Diário da Justiça Eletrônico, e referente ao Agravo de Instrumento nº. 1.0352.12.007909-5/002, ajuizado contra o Ministério Público de Minas Gerais.
Para os desembargadores Caetano Levi Lopes, Hilda Maria Porto de Paula Teixeira da Costa e Afrânio Vilela, os bens devem permanecer bloqueados “para assegurar eventual ressarcimento ao erário público em decorrência da prática de improbidade administrativa”.
Os advogados dos réus alegaram que o bloqueio é ilegal, porque não se provou a intenção dos acusados de se desfazerem de seus bens e a medida estaria dificultando o pagamento de fornecedores e funcionários dos acusados. Mas para o desembargador Caetano Levi Lopes, “a circunstância de inexistir prova judicial de dilapidação patrimonial não impede a aplicação do decreto de indisponibilidade de bens assegurador do erário público”. Da mesma forma, para ele, “a alegada necessidade de pagamento de fornecedores não afasta o deferimento da medida já que estes assumiram o risco ao entregarem bens e serviços aos recorrentes”.
Apenas uma pequena parte do dinheiro bloqueado nas contas bancárias foi liberada “estritamente no importe necessário para o pagamento de salário dos empregados bem como os tributos fiscais e parafiscais da sociedade empresária agravante, devendo ser semanalmente prestadas as contas ao juízo de primeiro grau”.
Atuaram pelos réus os advogados João Batista de Oliveira Filho, Thiago Lopes Lima Naves e Bruno de Mendonça Pereira Cunha


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homenagem ao Professor

  Hoje, homenageamos aquele que incansavelmente dá o melhor de si para podermos aprender.  Nosso professor nos impulsiona todo dia a subir mais um degrau na busca pelo conhecimento. Ele sempre está pronto para nos ouvir, tirar dúvidas e ajudar no que for preciso.  Obrigado, professor! Não só pelo conhecimento que nos transmitiu, mas também pelo ser humano inspirador que você é. HOMENAGEM DO JORNAL PORTAL DE ITACARAMBI VAILTON FERREIRA-JORNALISTA

Berg Lima, ex-cantor da Banda Calcinha Preta, esteve nesta terça-feira(27), em Itacarambi pela segunda vez na IMPD.

                             BERG LIMA EM ITACARAMBI O Cantor gospel, Berg Lima, ex- vocalista da Banda Calcinha Preta, esteve cantando na IMPD-Igreja Mundial do  Poder de Deus de Itacarambi, a pedido do Pastor Rômulo Almeida. Berg Lima veio pela segunda vez, a primeira vez foi no ano passado e agora retornou fazendo uma turnê no Norte de Minas. A penúltima cidade a cantar foi na cidade de Januária, na segunda-feira(26). Nesta terça-feira, além de cantar, ele pregou a palavra trazendo muitas bençãos através de Jesus para mais de 500 fieis. A Igreja estava cheia, veio  gente de vários lugares, principalmente da Comunidade de Rancharia, município de São João das Missões. O pastor Rômulo, fez o culto, celebrando a NOITE DE ABRAÃO, profetizando nas vidas de cada fieis as bênçãos que Deus ofereceu para abraão como as estrelas do Céu. Quem é o Berg Lima? Logo depois de ser apontado pela revista...

CARLITO SE FORMA EM DIREITO, UM MOTIVO DE ORGULHO PARA NOSSA CIDADE DE ITACARAMBI

  Carlito Pereira da Costa, um advogado recém-formado, é motivo de orgulho para a cidade de Itacarambi. Após cinco anos de muito esforço e dedicação, ele finalmente concluiu a faculdade de Direito na Funorte. Sua jornada não foi fácil, pois todos os dias ele precisava viajar para Januária para assistir às aulas. Com 58 anos de idade, Carlito é um exemplo inspirador de determinação e perseverança. Ele mostrou que nunca é tarde para buscar conhecimento e alcançar seus objetivos. Mesmo com uma idade mais avançada, ele decidiu ingressar na faculdade de Direito e se dedicou intensamente aos estudos Ao concluir sua formação, Carlito sente-se recompensado por todo o esforço e sacrifício que fez ao longo dos anos. No entanto, ele não pretende parar por aí. Ele afirmou que continuará estudando, buscando sempre expandir seus conhecimentos e se manter atualizado na área jurídica. Carlito deixou um recado importante para as pessoas: nunca parem de estudar. Ele ressalta que não existe limite d...