Pular para o conteúdo principal

FALTA MÉDICOS ESTRANGEIROS EM ALGUMAS CIDADES DE NOSSA REGIÃO



Gabriela Sales - Hoje em Dia
Dos dez municípios que deveriam ser contemplados na primeira fase do Mais Médicos no Norte de Minas, três ficaram a ver navios. Entre as justificativas para o não preenchimento das vagas estão a distância das localidades, o desinteresse dos profissionais e o salário.
Cônego Marinho, com 7.089 habitantes, não foi escolhida por nem um profissional. “Fizemos o pedido, mas não houve interessados”, diz o secretário municipal de Saúde, Reginaldo de Jesus da Mota.
Três equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) realizam o atendimento nas zonas urbana e rural. A média é de cem pacientes por dia. “As equipes ficam sobrecarregadas”, afirma o secretário.
Uma das vagas em Buritis chegou a ser requisitada por um médico, mas ele não se apresentou na data combinada. Segundo a prefeitura, sequer foi conhecer a cidade.
Outro problema é que a bolsa de R$ 10 mil está longe de agradar quem é selecionado para atuar em regiões longínquas.
Bonito de Minas, por exemplo, tem equipamentos novos e de ponta, oferece exames laboratoriais e medicamentos e conta com uma equipe multidisciplinar, formada por enfermeiros e até especialistas. Mesmo assim, o único médico que se inscreveu para atuar na cidade de 9.671 habitantes não apareceu.
“Ele pediu para que aumentássemos o valor da bolsa do governo federal, mas isso estava além da capacidade do município”, diz a secretária municipal de Saúde, Suellen Santos Ferreira.
Onde os médicos chegaram, há festa. Para Januária, com 65.464 habitantes, foram três, lotados na área urbana. Com as equipes do PSF completas, a média de atendimento é de 30 pacientes por dia, diz a secretária municipal adjunta de saúde, Janaína Viana Oliveira.

Distância é obstáculo a mais
Em Bonito de Minas, há quatro equipes de atenção à saúde básica, mas o novo profissional teria como público-alvo principalmente moradores da zona rural. Como a região é uma das maiores do Estado em extensão territorial, a prefeitura tem carros com tração e ambulâncias para assegurar a realização do atendimento. “Coisa rara de se ver em muitas cidades de Minas e do país”, diz o médico Rafael Antunes Coelho, que atua na zona rural.
Mesmo assim, afirma, o deslocamento entre as comunidades preocupa. “Precisamos de mais profissionais e de meios eficazes para que esses médicos consigam de fato prestar socorro onde é necessário”.“Se houvesse mais médicos, não seria tão complicado”, diz o aposentado Santo Pereira da Conceição, de 79 anos.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homenagem ao Professor

  Hoje, homenageamos aquele que incansavelmente dá o melhor de si para podermos aprender.  Nosso professor nos impulsiona todo dia a subir mais um degrau na busca pelo conhecimento. Ele sempre está pronto para nos ouvir, tirar dúvidas e ajudar no que for preciso.  Obrigado, professor! Não só pelo conhecimento que nos transmitiu, mas também pelo ser humano inspirador que você é. HOMENAGEM DO JORNAL PORTAL DE ITACARAMBI VAILTON FERREIRA-JORNALISTA

Berg Lima, ex-cantor da Banda Calcinha Preta, esteve nesta terça-feira(27), em Itacarambi pela segunda vez na IMPD.

                             BERG LIMA EM ITACARAMBI O Cantor gospel, Berg Lima, ex- vocalista da Banda Calcinha Preta, esteve cantando na IMPD-Igreja Mundial do  Poder de Deus de Itacarambi, a pedido do Pastor Rômulo Almeida. Berg Lima veio pela segunda vez, a primeira vez foi no ano passado e agora retornou fazendo uma turnê no Norte de Minas. A penúltima cidade a cantar foi na cidade de Januária, na segunda-feira(26). Nesta terça-feira, além de cantar, ele pregou a palavra trazendo muitas bençãos através de Jesus para mais de 500 fieis. A Igreja estava cheia, veio  gente de vários lugares, principalmente da Comunidade de Rancharia, município de São João das Missões. O pastor Rômulo, fez o culto, celebrando a NOITE DE ABRAÃO, profetizando nas vidas de cada fieis as bênçãos que Deus ofereceu para abraão como as estrelas do Céu. Quem é o Berg Lima? Logo depois de ser apontado pela revista...

CARLITO SE FORMA EM DIREITO, UM MOTIVO DE ORGULHO PARA NOSSA CIDADE DE ITACARAMBI

  Carlito Pereira da Costa, um advogado recém-formado, é motivo de orgulho para a cidade de Itacarambi. Após cinco anos de muito esforço e dedicação, ele finalmente concluiu a faculdade de Direito na Funorte. Sua jornada não foi fácil, pois todos os dias ele precisava viajar para Januária para assistir às aulas. Com 58 anos de idade, Carlito é um exemplo inspirador de determinação e perseverança. Ele mostrou que nunca é tarde para buscar conhecimento e alcançar seus objetivos. Mesmo com uma idade mais avançada, ele decidiu ingressar na faculdade de Direito e se dedicou intensamente aos estudos Ao concluir sua formação, Carlito sente-se recompensado por todo o esforço e sacrifício que fez ao longo dos anos. No entanto, ele não pretende parar por aí. Ele afirmou que continuará estudando, buscando sempre expandir seus conhecimentos e se manter atualizado na área jurídica. Carlito deixou um recado importante para as pessoas: nunca parem de estudar. Ele ressalta que não existe limite d...